Adidas só utilizará plástico reciclado em seus produtos até 2024

A Adidas corre contra o tempo para tornar toda a sua linha de produtos mais sustentável. Em um comunicado à imprensa, a empresa se comprometeu a utilizar apenas plástico reciclado até 2024.

O compromisso em eliminar o uso de plástico “virgem” (novo) inclui também o poliéster, cujo uso vai desde a confecção de camisetas até sutiãs esportivos, haja vista sua praticidade, pois seca rapidamente e pesa pouco.

A Adidas também afirmou que deixará de utilizar plástico virgem em seus escritórios, lojas, armazéns e centros de distribuição. A medida economizaria cerca de 40 toneladas de plástico por ano.

A Adidas é a mais recente de uma série de empresas globais comprometida em reduzir o uso de plástico em suas operações. A Starbucks planeja eliminar canudos de plástico de suas lojas, enquanto o McDonald’s está testando um programa similar no Reino Unido e na Irlanda. Já a Ikea está retirando o plástico de uso único de suas lojas e restaurantes.

Foto: Reprodução/Adidas

A empresa alemã  informou que sua linha de vestuário para a primavera e o verão de 2019 conterá cerca de 41% de poliéster reciclado e que também espera um forte aumento nas vendas de seus tênis Parley, feitos com resíduos plásticos retirados dos oceanos. Embora esta linha represente uma pequena parcela de suas vendas globais, a Adidas espera que as compras saltem para 5 milhões de pares este ano, em comparação com 1 milhão em 2017.

O uso global de plástico aumentou 20 vezes nos últimos 50 anos e deve dobrar novamente nos próximos 20 anos. O material é barato e versátil, mas governos e consumidores estão cada vez mais conscientes de seus enormes custos ambientais. Pesquisas mostram que haverá mais plástico do que peixes (em peso) nos oceanos do mundo até 2050.

Para se ter uma ideia do problema, apenas 14% do plástico é coletado para reciclagem. A taxa de reutilização é terrível quando comparada a outros materiais – 58% no caso do papel e até 90% no caso do ferro e do aço.

Podemos fazer a nossa parte com consciência e assim ajudamos também os oceanos, os animais, a nós e ao Planeta.

Fonte: Razõesparaacreditar

Imagem capa: CasaAbril

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *