Alimentos que garantem o bom humor

A serotonina não pode ser consumida porque não está presente nos alimentos, sendo apenas produzida pelo organismo através de outra substância conhecida como triptofano.

A serotonina é um neurotransmissor essencial para manter funções importantes como o ciclo de sono, mudanças de humor, manutenção da memória e até a vontade de comer. Dessa forma, quando há falta de serotonina no corpo podem surgir problemas graves como insônia, distúrbios alimentares, depressão e até transtorno bipolar, por exemplo.

Assim, para aumentar a quantidade de triptofano e garantir uma boa produção de serotonina , é aconselhado ingerir alimentos que aumentam a serotonina e garantam o bom humor, como: castanha-do-pará; nozes, abacaxi, abacate, banana, entre outros.

Além do triptofano, estes alimentos contêm também cálcio e magnésio, que são dois nutrientes muito importantes para garantir a produção adequada de serotonina, assim como melhorar a sua ação no organismo.

Para garantir uma maior produção de serotonina e melhorar a sua ação, além de ingerir os alimentos ricos em triptofano, também se pode aumentar a ingestão de alimentos ricos em magnésio e cálcio, como queijo, amêndoas, espinafres e feijão.

Estes alimentos devem ser consumidos ao longo de todas as refeições do dia, para manter os níveis de serotonina sempre próximo do ideal, e assim evitar distúrbios do humor, distúrbios emocionais e ter um corpo mais equilibrado, física e mentalmente.

Fonte: Tua saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *