Samudrá, a primeira pousada vegana de Ubatuba

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Neste artigo, Victor Sanches, vegano há três anos e idealizador do site RotaVEG, compartilha a sua experiência e a sua opinião sobre o Samudrá Yoga Villas, a primeira pousada vegana de Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Confira:

“O Samudrá Yoga Villas é uma pousada vegana e escola de Yoga localizada na praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. O espaço conta com um restaurante vegano que serve diariamente café da manhã, almoço e jantar para seus hóspedes e visitantes. Além disso, o Samudrá oferece suítes super confortáveis e também aulas de Yoga todos os dias.

O Samudrá abriu suas portas em janeiro deste ano. Um lugar único em Ubatuba, uma área entre as montanhas, escondida no meio da mata e localizada em uma das mais lindas praias do litoral norte. A primeira vez que cheguei aqui fiquei extasiado. Vim para fazer uma aula de Yoga (e já adianto, é incrível!) e fui surpreendido por este lugar apaixonante.

Itamambuca é uma das praias mais conhecidas de Ubatuba e fica a uns 15-20 minutos de carro do centro da cidade. Super preservada e rodeada por verde, a praia é famosa pelo surf. Outra atração do local é o rio Itamambuca, que deságua no canto direito da praia e é ótimo para passeios de caiaque e stand-up. Toda a extensão da praia fica dentro de um condomínio que é quase totalmente residencial, salvo alguns restaurantes, mercadinhos e poucas pousadas.

Praia de Itamambuca – Ubatuba/SP.

A proprietária do Samudrá, Juliana Spelta, é também professora de Yoga, idealizadora e a cara do espaço. Me contou que a pousada é um sonho concretizado. Um espaço que foi construído para o coletivo, onde todos são bem vindos e convidados para somar sonhos e projetos do bem. Ela e seu marido, André, colocam toda a boa energia e dedicação no lugar e são os responsáveis por oferecer um ambiente tão gostoso e intimista.

O acesso a pousada é através de uma ruazinha de terra logo depois da entrada do condomínio da praia. O espaço é um charme, possui uma decoração zen-natural de super bom gosto, rodeada em todos os cantos por natureza. A pousada conta com uma linda sala de prática de Yoga logo na entrada e mais aos fundos com o restaurante vegano, um lounge delicioso em meio ao jardim, e por último, as acomodações.

 

Divulgação
Divulgação
Divulgação

Todos os dias são servidas refeições no café da manhã, almoço e jantar. Por ser um lugar com pouco movimento durante a semana na baixa temporada, no caso de visitantes, é necessário sempre dar uma ligadinha antes para avisar que estará indo (isso vale para qualquer refeição do dia). Ah, e é um dos únicos lugares da região que oferece comida vegana!

O café da manhã é servido em porção individual. Na bandejinha sempre vem frutas picadas, pães com pastinhas, pão de queijo vegano, um bolo delicioso e uma sobremesa que varia diariamente. Para beber tem café, suco e chá. Sempre super caprichado e com muito carinho!

Mamão recheado com granola e iogurte de coco
Café da manhã – Mamão recheado com granola e iogurte de coco
Salada de frutas com iogurte de coco.
Salada de frutas com iogurte de coco.

Para o almoço são servidas de 2 a 3 opções diárias de pratos à la carte que também podem ser pedidos para o jantar. Algumas opções: medalhão de batata-doce grelhado, quibe de legumes com quinoa, panqueca de abobrinha com ricota de tofu ao molho de beterraba e a barquinha de berinjela com carne de soja. Todos os pratos acompanham arroz integral, saladinha e molho especial.

As combinações são no estilo leve-saudável, sempre muito bem servidas. É muito amor! A pousada também utiliza as frutas e legumes orgânicos que são disponíveis na região.

Arroz integral, feijão azuki, couve refogada, broto de alfafa, cenoura e hambúrguer de castanhas
Arroz integral, feijão azuki, couve refogada, broto de alfafa, cenoura e hambúrguer de castanhas

As sobremesas ainda estão em fase de adaptação, mas de vez em quando rola uma coisinha ou outra. O restaurante ainda está começando, mas dependendo do movimento e aceitação do público a tendência é ir dando upgrades e incluindo mais opções.

As acomodações seguem o estilo rústico-chic e possuem uma pia para refeições rápidas como lanches e sucos. Os banheiros são bem equipados e a ducha é maravilhosa. Devido a pegada mais roots os quartos não possuem TV e nem ar-condicionado, mas sinceramente o ar daqui é tão fresquinho que o ventilador dá conta tranquilamente.

É absolutamente notável que tudo na pousada é feito com o maior carinho e boa vontade. O acolhimento e a atenção dada a cada hóspede é algo que faz da pousada um lugar singular, daqueles que dá vontade de não ir embora nunca mais.

Além disso, a pousada ainda conta com outros dois anfitriões pra lá de simpáticos que fazem a sua hospedagem ainda mais linda e divertida: o gatinho Shanti e a cachorra Kora, uma dupla da pesada pronta para alegrar os hóspedes em qualquer hora do dia.”

Enfim gente, eu que estou hospedado aqui posso garantir que é tudo de excelente qualidade. A Juliana e o André são um mar de simpatia e estão sempre prontos para ajudar no que quer que seja. Pra quem curte natureza e tem a pegada do Yoga ou está afim de experimentar, aqui é o lugar perfeito. Uma das únicas hospedagens do litoral paulista mais do que recomendada para veganos e simpatizantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *