Tremoços: fontes de proteínas e benefícios nutricionais

Ele estava presente aos montes nas mesas de filósofos e grandes pensadores nos tempos passados. Ainda se contam histórias que, nas comédias romanas, os tremoços simbolizavam o dinheiro. E até eram usados como forma de gratidão dos heróis e generais romanos ao povo.

O tremoço é uma leguminosa do gênero Lupinus da mesma família da ervilha e da fava. Ele contém bom aporte de proteínas e as mesmas gorduras anti-inflamatórias presentes no azeite. Não existem contraindicações para quem queira acrescentá-lo na dieta, e as formas de consumo são muitas. “O grão seco é tóxico, contém lupanina que lhe confere um sabor amargo. Só depois de cozido e de molhado em água salgada se torna comestível”, conta Andrea Santa Rosa, nutricionista e membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF).

O gosto de baixar as taxas

O tremoço é um grande detentor de fibra e proteína. “E há um sinergismo do efeito dos dois nutrientes. Essa combinação faz com que o organismo absorva menos colesterol e aumente a sua excreção”, explica Gustavo Fontanari, nutricionista, pesquisador do departamento de nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP).

Ele afirma que, além disso, estudos mostram que substâncias bioativas, no caso, peptídeos bioativos, liberados na digestão da proteína, atuam na expressão de genes relacionados com a síntese e a absorção do colesterol. Sem contar que um estudo feito com hamsters por Fontanari concluiu que o tremoço e o seu isolado proteico reduziram os níveis de colesterol total e proporcionaram efeito hepatoprotetor, ou seja, protegem o fígado, mais uma prova concreta de seu efeito benéfico para a saúde de um dos órgãos mais importantes do corpo, o coração.

As formas de consumo

Se quiser potencializar os efeitos da leguminosa, é indicado que o seu consumo se associe com alimentos fontes de vitamina C, como vegetais verdes-escuros nas refeições. Dessa forma, a ação do ferro será aumentada. Além disso, existem várias maneiras de inserir o alimento na dieta.

“Já temos queijos de tremoço, risoto, salada de pestiscos, paçocas. Em Portugal, há muitos trabalhos usando a semente para obtenção de bolachas, pães e até molhos”, conta Fontanari.

A única advertência dos especialistas é quanto à forma de seu consumo. Deve-se utilizá-lo como alimento somente após o cozimento, evitando-se a forma crua. “Há a necessidade de realizar um tratamento térmico, feito por meio de três fervuras por dia durante cinco dias”, lembra o nutricionista. E ele ainda acrescenta que a ingestão deve ser feita, principalmente, com a casca, pois esta tem efeito prebiótico, favorecendo a microflora intestinal.

Excelente fonte de proteína vegetal

Não existe ainda uma indicação formal da quantidade ideal diária, “entretanto, o consumo de uma ou duas colheres (10 a 20 g) pode ser interessante para se obterem os efeitos funcionais”, indica Fontanari.

Benefícios:

– Contém três vezes mais proteínas e duas vezes mais fósforo do que o leite de vaca
– Quantidade elevada de cálcio
– Vitaminas E e do complexo B
– Fósforo
– Potássio
– Ácidos gordos insaturado (ómega 3 e 6)
– Ferro e fibras
– Diurético

A composição nutricional é a seguinte: 36 a 52% de proteína, 5 a 20% de gordura, 30 a 40% de fibra alimentar.

Possui três vezes mais fibra do que a aveia e o trigo, facilitando assim uma eliminação dos intestinos e a redução do LDL (mau colesterol).

De baixo índice glícemico esta pequena semente é excelente para a redução da obesidade, porque além de ser muito proteica é também ótima para a redução do apetite.

Apesar de todos os benefícios, um cuidado a ter é com o alto teor de sódio  (geralmente é colocado em água com sal para conservar). Deve-se passar por água ou demolhá-los.

Fonte: Cura Natural

3 comentários em “Tremoços: fontes de proteínas e benefícios nutricionais

  • 25 de janeiro de 2017 em 01:15
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    Parabéns pela publucação, vou passar a consumir. Grato.

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  • 30 de janeiro de 2017 em 18:04
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    Olá, adorei o post, esse é um alimento que pouco se fala e pouco se consome.
    Deve-se ferver então aquele tremoço que compramos em conserva no mercado?
    Abraço!!!

    Resposta
    • 30 de janeiro de 2017 em 20:20
      Permalink

      Thays, agradecemos seu comentário. A demolhagem deve ser feita para eliminar o excesso de sal. A recomendação para ferver é da nutricionista da matéria em questão.

      Resposta

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