Único abrigo de animais da Prefeitura do Rio é alvo de ação
A Fazenda Modelo, único abrigo de animais da Prefeitura do Rio e localizado em Guaratiba, na Zona Oeste, foi alvo de ação por agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Durante a fiscalização, os agentes encontraram remédios e rações fora da validade. Além disso, três funcionários foram encaminhados para a delegacia.
Cerca de 700 animais vivem atualmente no abrigo, que também oferece consultas e cirurgias veterinárias. De acordo com protetores de animais, os bichos sofrem maus tratos e os salários dos funcionários do abrigo estão atrasados.
Em nota, a Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subem) informou está trabalhando para restabelecer o atendimento da clínica veterinária da Fazenda Modelo.
Sobre a ração, a Subem esclarece que trata-se de alimento para equinos que estava em área de descarte, à espera da retirada pelo fornecedor, solicitada há dias por documento. A subsecretaria deve abrir sindicância para apurar as denúncias de insumos vencidos.
“Vale ressaltar que, em momento algum, as atividades do abrigo da Fazenda Modelo foram interrompidas e a alimentação e os cuidados básicos estão garantidos aos quase 800 animais atualmente abrigados no espaço e as denúncias de maus tratos foram descartadas. A Subem informa ainda que está colaborando com as apurações conduzidas pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente”, informa o documento.
Fonte: O DIA