O cuidado que devemos ter com as sementes de chia

O “Impacto das Sementes de Chia no Esôfago” é o estudo feito por uma médica norte-americana que alerta para os perigos do consumo de sementes de chia secas.

A chia é rica em fibra, ômega 3, antioxidantes, é um boa aliada na perda de peso, na boa regulação óssea e ainda na regulação da flora intestinal. Suas sementes são  consideradas um superalimento, porque têm uma grande concentração da micronutrientes, essenciais ao bom funcionamento do organismo. Mas, de acordo com um estudo, realizado pela norte-americana Rebeca Rawl, do Carolina’s Medical Center, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a sua ingestão também pode levar a  alguns problemas de saúde.

Um homem de 39 anos foi hospitalizado e quase morreu por ter comido uma colher de sementes de chia secas e, logo depois, ter bebido um copo de água. Foi isto que levou a médica norte-americana a estudar os efeitos desta semente. A investigação culminou na publicação de um estudo chamado “Impacto das Sementes de Chia no Esófago“.

“As sementes de chia têm a capacidade de incharem cerca de oito vezes o seu volume quando hidratadas”, explica Lillian Barros, nutricionista do blog Santa Melancia. “Esta é uma das características desta semente que faz dela um ingrediente altamente saciante, com efeitos a nível da perda de peso e controlo de ingestão alimentar”, acrescenta.

Contudo, “se não forem hidratadas previamente, estas irão inchar no interior do nosso organismo, aumentando de volume cerca de 8 vezes, podendo, desta forma, consoante o local onde isto aconteça e a quantidade ingerida, criar eventuais obstruções, como no caso descrito, ou contribuir para a desidratação das mucosas”, acrescenta a nutricionista.

Foi isto que aconteceu a este indivíduo; as sementes expandiram no seu esôfago, o que “provocou uma obstrução quase total do canal digestivo, deixando o homem sem respirar e em risco de vida”, como explicou o jornal SOL.

“Normalmente recomendo a sua hidratação prévia antes do consumo, utilizando juntamente com sucos verdes, em papas de aveia ou em gelatinas”, explica a nutricionista.

O estudo “Impacto das Sementes de Chia no Esôfago” afirmou ainda que as sementes não devem ser ingeridas por pessoas  hipertensas que já são medicados, porque esta semente também tem propriedades que baixam a tensão arterial e hipotensos, porque se podem sentir mais cansados, com dores de cabeça e com sono.”

Fonte: nit.pt

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *