Casal de peixes-boi será libertado de aquário onde vive
Um casal de peixes-boi idosos que vive em “condições cada vez piores” num aquário da Flórida, desde 1956, será realocado após reclamações de um grupo de direitos dos animais e um relatório contundente de um órgão do governo americano sobre as condições no parque, informou o jornal “The Guardian”.
O Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA disse que os peixes-boi, chamados Romeo e Juliet, em homenagem aos personagens famosos da obra de Shakespeare, viverão o resto dos anos em um santuário onde suas necessidades médicas e sociais poderão ser atendidas com mais cuidado.
Imagens de drone capturadas no mês passado pelo grupo de defesa UrgentSeas e postadas na rede X (antigo Twitter) forneceram uma visão panorâmica de Romeo, de 67 anos, vivendo em um isolamento sombrio no Miami Seaquarium.
O mamífero foi mostrado nadando sozinho na água salobra das dilapidadas “Piscinas Pompano”, que estão fechadas ao público, onde o grupo de direitos dos animais disse que ele está confinado “o tempo todo”.
“Os peixes-boi são animais semi-sociais e sofrem psicologicamente quando não vivem em pares ou grupos”, dizia a legenda do vídeo, que já foi visto mais de 3 milhões de vezes.
Assista o vídeo
UPDATE: Our most recent video of Romeo, the elderly manatee living in complete isolation at the Miami Seaquarium has gone viral, prompting authorities to announce his imminent rescue. We hope it’s not too late for Romeo. Stay tuned for more developments. #FreeRomeo pic.twitter.com/xwwHmjuPvY
— @UrgentSeas (@urgentseas) December 2, 2023
Fonte: Extra.globo