Famoso chá inglês é denunciado por conter glifosato
A Organic Consumers Association (OCA) processou a Twinings North America por propaganda enganosa. A OCA contesta rotulagem, venda e marketing do Twinings Green Tea e do Green Tea with Mint, que a empresa vende como 100% natural, mas que na realidade não são.
De acordo com os resultados dos testes realizados por um laboratório independente, os resíduos de glifosato, herbicida classificado como provável carcinógeno pela Organização Mundial da Saúde, foram encontrados nas amostras destes chás.
As análises, realizadas usando espectrometria de massa, também revelaram a presença de dois outros inseticidas sintéticos, ambos neurotóxicos: isi, extraído do tiaclopride, um neonicotinóide, e bifentrina, um piretróide.
O processo da OCA alega que a Twinings está enganando os consumidores, definindo seus produtos como 100% naturais, para que possam obter mais lucros vendendo mais que seus concorrentes e a preços mais altos.
Ronnie Cummins, co-fundador da OCA, declarou que:
“Nenhum consumidor razoável que leia as palavras ‘puro’ e ‘ingredientes 100% naturais’ nas embalagens Twinings e nas comunicações publicitárias esperaria que estes produtos contivessem resíduos de glifosato. Pesquisas com consumidores confirmam constantemente o fato de que compradores preocupados com a saúde confiam nos rótulos e nas informações disponíveis on-line para decidir sobre suas compras. Twinings deve eliminar o uso de pesticidas em seus produtos para poder defini-los como puros e 100% naturais, ou deixar de declarar que os são.”
Fonte: Greenme