Em Pauta

O desmatamento interior, por Lorena Shakini

O Despertar Natural é uma escola de saberes e práticas ecoespirituais, que une autoconhecimento, espiritualidade e sustentabilidade com o propósito de auxiliar na mudança de paradigmas necessária para a nossa evolução como espécie.

O texto que compartilhamos a seguir é de Lorena Shakini, idealizadora do movimento Despertar Natural e que por meio de cursos, vivências, workshops e compartilhamento online de conhecimentos a respeito de ecologia profunda, eco-espiritualidade, eco-feminismo, agricultura orgânica, hortas domésticas, cosmetologia natural, veganismo entre outras práticas sustentáveis, nos ensina a importância do autoconhecimento e de nossa (re)conexão com os outros seres e com o nosso Planeta.

Os textos de Lorena são profundos e nos levam a uma reflexão importante, principalmente no momento em que vivemos, de tantas mudanças e momentos únicos para o nosso futuro e do nosso Planeta.

Leia o texto e reflita nos ensinamentos que ele nos traz:

“Para criar ideias fixas, é preciso derrubar as florestas de diversidade que temos dentro de nós. De crianças cheias de sonhos, vamos aos poucos nos transformando em adultos desmatados, pessoas fragmentadas que cultivam apenas aquilo ao qual foram ensinadas que seria o certo.

À base de muito agrotóxico, cultivam trabalhos exaustivos, hábitos destrutivos, uma vida de aparências, pouco a pouco tornando infértil o solo interior que um dia foi habitado por tantas criaturas vivas.

É o desmatamento interior, a desvalorização da natureza que nos habita em nome de uma vida separada do todo, uma vida de Bicho Humano Moderno que acha que o Ser Humano é algo mais especial do que o Ser Vivo.

Quase todo mundo passa por esse desmatamento. Nos tempos em que vivemos, é muito difícil encontrar alguém que tenha sido criado para ser Floresta. A maioria de nós é criado para ser campo aberto onde a monocultura pode existir.

Mas a Floresta resiste em mim e em muitos de nós. Um chamado selvagem habita nossos corações e de tempos em tempos ele grita. Eu estou ouvindo a minha floresta interior e já parei de desmatar o que sobrou dela. Agora trabalho para reflorestar o que eu autorizei ser a destruído em nome de tentar me enquadrar em um estilo de vida falido.

Apenas a Natureza pode nos salvar. Reflorestar é preciso. Abandonar ideias fixas, entender que as pessoas queridas que te ensinaram a viver dessa forma também foram desmatadas por outras pessoas que também tinham perdido suas florestas internas.

Reflorestar a vida interior é quebrar um ciclo vicioso inteiro. É abrir novas portas para a sua ancestralidade se curar através de você. É permitir que seus descendentes tenham muito mais liberdade e consciência do que você pode ter nessa vida. É descobrir uma vida com mais propósito e alegrias.

Quem se refloresta, refloresta o mundo. O espírito da floresta está vivo em você. Que você possa escutar o chamado.”

By Lorena Shakini

Contatos de Lorena Shakini, do Despertar Natural:

Instagram: Despertar Natural

Facebook: Despertar Natural

Email: meudespertarnatural@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *