A poderosa cúrcuma ou açafrão da terra

A cúrcuma é um rizoma  muito usado na Medicina Ayurveda. As suas principais propriedades são a ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva. Por isso, tem vários benefícios para o corpo, como melhorar a digestão, ajudar na perda de peso,  combater resfriados e gripes, desintoxicar e tratar problemas de fígado, estimular o sistema imune,  aliviar inflamações da pele, como eczema, acne ou psoríase.

Além disso, a cúrcuma pode ser utilizada para diminuir os níveis de colesterol no sangue, inibir a formação de coágulos e aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual.

O seu princípio ativo é a curcumina, que vem sendo estudada para ser usada em forma de gel ou pomada para tratar feridas na pele, como queimaduras, por ter apresentado ótimos resultados nos estudos científicos.

Você pode achá-la em feiras, principalmente as orgânicas ou pode plantar em casa. Assista ao vídeo do canal Somos Verdes e aprenda a plantar o açafrão da terra ou cúrcuma e tenha sempre em mãos esse potente alimento.

Fonte: Tua saúde

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *