Receitas

Grãopioca caprese

Em linhas gerais, a massa de grão de bico, que tem uma estrutura proteica, entra no lugar da clara do ovo de uma crepioca tradicional. E para fazer as vezes da parte da gordura pode usar tahine e azeite de oliva. Uma pitada de açafrão da terra para colorir a massa e pronto, a mágica acontece. Uma boa farinha de tapioca fresca faz toda a diferença e temperos, como sempre, são bem vindos.

Ingredientes:

1 xicara de grão de bico cru
3 xic de caldo de legumes ou água
1 xicara de farinha de tapioca
Sumo de 1 limão tahiti
2 folhas de louro
2 col de sopa de tahine
4 col de sopa de azeite extra virgem
1 col de sopa de açafrão da terra
1 col de chá de orégano seco
1 col de chá de alho em pó
½ maço de salsa
Sal e pimenta do reino a gosto

Para o recheio:

2 tomates italiano em rodelas
100g de queijo tipo mozzarella de castanhas de caju
½ maço de manjericão
1 col de sopa de vinagre balsâmico
2 col de sopa de azeite extra virgem
Sal e pimenta do reino

Modo de preparo:

Comece por deixar o grão de bico de molho em água por pelo menos 12 horas ou até 48 horas. Lembre-se de sempre trocar a água a cada 8 horas. Passado esse processo, escorra, lave e então cozinhe esse grão de bico em uma nova água ou caldo de legumes, com apenas folhas de louro e uma pitada de sal. O grão deve ficar cozido mas ainda inteiro, escorra e reserve a água do cozimento.

Bata no liquidificador o grão de bico cozido, a água do cozimento – pelo menos 1 xic – limão, tahine, azeite e temperos secos até obter uma massa bem lisa. Ajuste a consistência com mais água caso necessário.

Transfira essa massa para uma tigela e incorpore a farinha de tapioca com ajuda de um fouet ou garfo. Ajuste temperos com sal e pimenta do reino, adicione a salsa picada. Pronto, a base da nossa crepioca vegana está pronto.

Nessa altura você pode separar a massa que vai usar na hora e guardar o restante em geladeira por até 3 dias. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo e quando ela estiver bem quente, regue com um fio de azeite e disponha uma concha da massa sobre ela. Deixe que a camada de baixo doure bem e então vire. Cuidado para não fazer esse processo antes dela estar totalmente cozida embaixo – deve soltar do fundo da frigideira.

Para o recheio, tempere as rodelas de tomate com azeite, aceto balsâmico, sal, pimenta do reino e manjericão, reserve. Rale o queijo vegetal e disponha em uma frigideira no fogo baixo até que ele se derreta todo. Então, disponha o recheio sobre metade da grãopioca, dobre ao meio e bom apetite.

Fonte: CasaVogue

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *