Notícias

Dez alimentos e ervas que são potentes antibióticos naturais

Cientistas alertam que o mundo está à beira da “era pós-antibióticos”, onde as bactérias serão mais frequentemente resistentes a eles por duas principais causas: alimentação de animais misturada com antibióticos para prevenir doenças, além dos abusos humanos quanto ao consumo destes remédios.

Nem todos tem ciência de que se você tomar um curso de antibióticos, deve-se terminar o tempo de tratamento prescrito. Não fazer isso pode deixar as bactérias resistentes aos mesmos, fazendo com que você permaneça doente e infecte outras pessoas.

Conheça alimentos e ervas que são potentes antibióticos naturais.

1. Alho

82d1406c00f2ea784727d274eb1f3378-640_427

O alho é considerado, desde os séculos passados, por suas eficazes propriedades curativas, um remédio natural. É rico em antioxidantes, capazes de contribuírem para a destruição de radicais livres, responsáveis pela deterioração do organismo, ação que ao decorrer do tempo pode levar a doenças cardíacas e câncer. O alho ajuda a reduzir a pressão arterial, combate as infecções da pele e protege o coração.

2. Vinagre de maçã

vinagre-750

Vinagre de maçã contém os ácidos acético e málico, bem como sais minerais, vitaminas, e alguns aminoácidos. Contém pectina, vitaminas A, B6, C, E, tiamina, licopeno, niacina, ácido pantotênico. Realmente é uma substância poderosa e saudável. Foi mostrada como um eficaz antiviral, antibacteriano, antifúngico e tônico. Porém é difícil de se ingerido. Tome-o em um copo com um pouco de água. Pode usar na salada ou em outros preparos culinários.

3. Rabanete

rabanete-beneficios-e-propriedades

O rabanete demonstra ser um antibiótico eficaz contra a sinusite e infecções da pele. Tem um elevado teor de enxofre, que provavelmente contribui para o seu caráter antibiótico. Também existe a teoria de que ele pode expulsar os parasitas do corpo, embora exista pouca evidência disso.

4. Cebola

beneficios-cebola

Cebolas foram usadas durante séculos para reduzir a inflamação e curar infecções. Elas contêm um composto chamado quercetina que elimina os radicais livres no corpo. Cebolas também melhoram a forma conforme a vitamina C é absorvida no corpo, fortalecendo assim a resposta do sistema imunológico à infecção.

5. Gengibre

gengibre-li

Os compostos fenólicos na raiz movimentam o trato gastrointestinal e podem ainda funcionar como um agente anti-inflamatório e anti-bacteriano leve.

6. Pimenta Habanero

habanero

Habaneros são uma das pimentas mais picantes do planeta. Contêm uma elevada quantidade de capsaicina, que estimula a circulação sanguínea e ajuda a aliviar a congestão nos seios devido à infecção do sinus. Elas também são ricas em vitamina C.

7. Chá verde

cha-verde-emagrece

Das folhas do chá verde, além da bebida bem conhecida, é possível obter um polifenol especial, capaz de atuar sinergicamente com antibióticos no tratamento de bactérias, como a Streptococcus e nas infecções por E. coli. O chá verde é rico em antioxidantes considerados capazes de realizarem uma ação preventiva contra o aparecimento de diferentes tipos de câncer, particularmente os relacionados à pele.

8. Orégano

shutterstock_249009754-e1447445801427

O orégano não é simplesmente uma erva aromática utilizada na culinária somente para dar sabor aos pratos, mas é também uma verdadeira erva medicinal, útil para proteger a nossa saúde graças às suas propriedades terapêuticas que permitem defini-lo como um analgésico, antisséptico e antiespasmódico natural. O óleo essencial derivado dele tem fortes propriedades antibacterianas e a sua utilização é útil na aromaterapia para o tratamento de doenças relacionadas com o sistema respiratório.

9. Canela

canelas

Uma espécie que não deve ser considerada apenas como ingrediente para dar sabor aos doces e sim, como um tesouro de propriedades benéficas úteis para a nossa saúde. Alivia a dor menstrual, é um antibacteriano natural, reduz a dor causada pela artrite, ajuda a regular o nível de açúcar no sangue e é um remédio natural contra resfriados e dores de garganta.

10. Abacate

abacate-620x330

O abacate foi considerado do ponto de vista científico, como um importante alimento para obtenção de extratos eficazes contra bactérias multirresistentes a antibióticos, como certos tipos de estafilococos. A melhor variedade da fruta, nesse ponto de vista, é representada pelo abacate chileno, uma das espécies vegetais características da floresta tropical sul-americana, um verdadeiro tesouro de biodiversidade.

Em todos os casos, consulte sempre um médico.

Fontes: Simple Organic Life e Greenme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *