Em Pauta

O que seu filho come?

O  médico e fisioterapeuta Dr Juliano Pimentel  escreve sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Ele relata ser celíaco e ter uma vida de pesquisa sobre o glúten, elemento que causa intolerâncias e alergias mundo a fora.

O Dr Juliano, divulgou uma matéria em seu site em que os alimentos mais prejudiciais para as crianças ( e por que não para os adultos também?) são relacionados e  comentados por ele. Veja alguns deles:

Quem é pai ou mãe, já pensou sobre a qualidade nutricional dos alimentos e se eles são realmente saudáveis. Sabemos que é muito importante dar atenção à alimentação, principalmente a infantil, por ser uma fase de desenvolvimento do corpo e do cérebro humano.

Para os veganos, deve haver um cuidado em não substituir alimentos por outros que, apesar de não conterem nada de origem animal, não são saudáveis. Os alimentos industrializados, embutidos e processados devem ser evitados.

1- Bisnaguinha

A famosa bisnaguinha, que é aquele pãozinho macio vendido em pacotes, aparentemente é uma forma saudável  de alimentar as crianças, mas possui um alto teor de sódio e glúten.

O glúten pode desenvolver problemas de saúde como:

Inflamação no intestino e em outras áreas
Desenvolvimento de doenças auto-imunes
Problemas gastrointestinais
Aumento de chances para o desenvolvimento da doença de Alzheimer, além de outros problemas de saúde.
Ou seja, se você costuma comer esse tipo de alimento, e ainda compra para os seus filhos, está aumentando as chances deles sofrerem com esses tipos de doenças e problemas de saúde.

2- Bolacha Recheada

O açúcar presente aumenta drasticamente as chances de diabetes, obesidade, doença hepática gordurosa não alcoólica. O trigo refinado não oferece nenhum valor nutricional, ou seja, o seu filho está consumindo um alimento que não adiciona nenhum benefício, e ainda por cima causa diversos problemas sérios de saúde.

3-Suco De Caixinha

Eles contém conservantes, corantes, aromatizantes, agentes químicos, possuem uma quantidade enorme de açúcar refinado e apenas uma quantidade mínima de suco de fruta. Ou seja, uma bomba de açúcar, carboidratos e produtos que prejudicam a saúde.

4-Doces (sorvete-Balas, chicletes, doces em geral)

O açúcar é prejudicial por muitos motivos, inclusive por ser viciante, cancerígeno e por aumentar as chances do desenvolvimento da obesidade, cáries e aumento da glicose no sangue.

Os doces comuns e mais famosos entre as crianças estão presentes em todos os comércios e de forma tentadora; os doces, sorvetes e chicletes ainda possuem conservantes e corantes. Excluindo esses alimentos da dieta das crianças e da família, pode prevenir o surgimento de doenças graves que podem ser evitadas.

5-Iogurte Industrializado (danoninho)

O iogurte industrializado pode parecer uma opção saudável e nutritiva, porém, é só aparência; por ser um alimento industrializado, contém conservantes, são ricos em calorias, corantes e açúcar refinado.

Os conservantes presentes nos iogurtes industrializados podem causar reações nas crianças como: vômitos, diarreia, reações alérgicas, náuseas e até mesmo afetar a composição do seu DNA.

Esses alimentos também são carregados de açúcares adicionados, além de trazer os malefícios dos produtos lácteos convencionais decorrentes da lactose, que é o açúcar natural presente no leite e que pode causar inflamação.

6-Refrigerante

O refrigerante é um veneno para a saúde de qualquer pessoa, mas ele pode ser muito mais perigoso para as crianças, pois elas estão em fase de desenvolvimento e precisam de alimentos realmente nutritivos.

O refrigerante é rico em açúcares adicionados e em uma garrafa pode conter mais de 60 gramas de açúcar, e com isso o carboidrato. Diversos estudos relacionam o consumo de refrigerante e de outras bebidas açucaradas ao perigo da epidemia da obesidade, diabetes tipo 2 e o comportamento agressivos em crianças. Além disso, as propriedades presentes no refrigerante ainda podem causar o câncer infantil.

Além de aumentar os níveis de insulina, o açúcar presente nos refrigerantes ainda alimentam as células cancerígenas. Para completar, o corante que é utilizado para dar a cor à bebida, também é tóxico.

7-Frituras (coxinha, pastel, risole e outros)

O macarrão instantâneo é um dos alimentos mais amados pelas crianças, adolescentes e adultos. É a forma prática que muitos pais encontram para o lanche da tarde ou o jantar. Porém é um alimentos altamente processado e  pré-frito, por isso é um alimento de rápido cozimento, além de possuir conservantes e excesso de sódio em seus temperos. O glúten também está presente nesse tipo de alimento. Pode levar a obesidade, diabetes tipo 2, colesterol alto, desenvolvimento do câncer infantil, ainda outras doenças podem se desenvolver, como:

Diminuição do foco e energia

Doenças crônicas

Autoestima afetada e depressão

Estresse

Crianças que consomem alimentos ricos em açúcares adicionados e alimentos processados, tendem a desenvolver um baixo QI, além de problemas comportamentais.

O importante agora é tomar as decisões corretas a favor do bem-estar deles, afinal, quem tem o poder de decisão sobre as compras e a alimentação são os adultos. Existem formas saudáveis, seguras e criativas de alimentar os pequenos, sem precisar recorrer a esses alimentos prejudiciais.

Para ler a matéria completa, com referências, acesse aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *