Dia Internacional do Gato: Vamos comemorar

O dia 8 de agosto foi instituído como Dia Internacional do Gato. Criado em 2002 pela International Fund For Animal Welfare, a celebração tem o objetivo de debater e conscientizar os tutores de como cuidar corretamente dos seus felinos, garantindo o bem-estar. A data não foi criada simplesmente para valorizar este animal fofinho, mas para conscientizar a população das necessidades e características da espécie, a fim de diminuir o número dos casos de maus tratos e preconceitos.

Os felinos ainda são protagonistas de outras datas ao longo do ano: o Dia Mundial do Gato, em 17 de fevereiro; o Dia de Abraçar Seu Gato, em 4 de junho; o Dia Nacional do Gato, em 29 de outubro, nos Estados Unidos; e o Dia Nacional do Gato Preto, em 17 de novembro, também nos Estados Unidos.

O dia 17 de fevereiro foi criado na Itália, como forma de valorizar a espécie pet mais comum na Europa e EUA. No Brasil, estamos quase chegando lá. A população atual de felinos é de mais de 23,5 milhões. Nos últimos 6 anos, esse número cresceu cerca de 4%. E não para por aí: estimativa é que só aumente. A previsão é que em menos de 10 anos os gatos serão os pets predominantes por aqui também.

O jeito curioso, independente e de fácil adaptação a ambientes pequenos são alguns dos fatores que têm levado o brasileiro a se interessar e optar cada vez mais pelos bichanos.

Ao contrário do que muitos pensam, gatos são animais companheiros e carinhosos. Além de encantar e fascinar pelo seu comportamento doce, sutil e livre.

Você chegará em casa, estressado, mas o gato terá acabado de acordar. Ele vai roçar na sua perna, pedir um carinho, miar por um sachê e estar super-ativo para interagir. Isso por que são animais crepusculares. Estão ativos no início da manhã (são ótimos despertadores) e a noite.

Vamos comemorar e fazer desse dia um dia de incentivo a adoção de gatos e outros animais companheiros de estimação!!

Fonte: Emais.Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *