Notícias

Em São Paulo, réveillon da Avenida Paulista vai ter fogos sem muito barulho esse ano

A prefeitura de São Paulo decidiu que a festa em 2018 vai ser menos ruidosa, atendendo a uma lei do município que proíbe fogos que façam tanto barulho. A lei ainda precisa ser regulamentada e atende a um pedido de defensores de animais e de pais de crianças autistas. A prefeitura também levou em conta os vários hospitais que existem na região da Avenida Paulista.

O réveillon na Avenida Paulista vai usar apenas fogos coloridos, mais silenciosos. “Eles têm o barulho do estampido. Não tem a possibilidade de ser sem o mínimo de barulho possível, mas é bem menos do que aquele que é tradicionalmente usado”, disse o prefeito Bruno Covas (PSDB).

Os comerciantes dizem que fogos de artifícios totalmente silenciosos não existem. “Eles necessitam da pólvora de propulsão para lançamento, necessitam da pólvora de abertura da bomba que também faz ruído”, explicou Eduardo Tsugiyama, presidente da Associação Brasileira de Pirotecnia.

O que define a intensidade do barulho de cada tipo de fogos, segundo especialistas, é o tamanho da bomba que vai dentro do tubo lançador. Quanto maior a bomba, maior o barulho.

A notícia de um réveillon menos barulhento não agradou a todo mundo, mas foi comemorada em um hospital veterinário. Os fogos sempre provocaram reações nos bichinhos.

“A gente tem um aumento aqui no hospital de 25% do número de animais internados em função da descompensação pelo barulho de fogos de fim de ano”, disse o veterinário Mário Marcondes.

“Acho que é uma excelente iniciativa, acho que, se for eficaz mesmo, vai ser excelente para a cidade”, afirmou a advogada Mariana Gomes Freitas.

Seria excelente se todas as cidades seguissem o exemplo e agissem da mesma forma pelo bem de todos.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *