Por que escolher um pão de fermentação lenta?

1. Sabor

O sabor não se compara ao do pão tradicional. Devido ao  processo de lenta fermentação, seu fermento vivo, digere aos poucos os amidos da massa e produz um aroma e sabor inconfundível de um pão de verdade. Seu índice glicêmico é menor que os outros pães, pois pela digestão do amido e outros açúcares da massa seu índice glicêmico também diminui, ou seja, eles liberam energia aos poucos e saciam por mais tempo.

2. Digestão

A digestão fica mais fácil, até mesmo para pessoas sensíveis ao glúten, devido a  fermentação mais lenta. A fermentação natural, por ser mais lenta e longa, proporciona mais tempo para que as enzimas produzidas pelos microrganismos sejam ativadas e façam a quebra das proteínas que formam o glúten em aminoácidos, moléculas menores, tornando-o mais facilmente digerido.

3. Armazenamento

Pode ser armazenado por mais tempo, pois o ácido acético que inibe o crescimento de bolor é produzido na fabricação de fermento. Não por acaso, o pão produzido assim é consumido por dias nos países nórdicos, sendo excelente para usar nas receitas de tapas e sanduíches dinamarqueses (smørrebrød), por exemplo.

4. Fermentação

Ele aumenta o teor de bactérias benéficas no intestino. O Fermento natural ou levain, ou sourdough é um ótimo probiótico, equilibrando as boas bactérias do  intestino e eliminando as ruins. Fornecem vitaminas B1 a B6 de lactobacilos e vitaminas B12 a partir de leveduras selvagens .

5. Antinutrientes

Impede os efeitos do ácido fítico (antinutriente), que rouba os minerais do  corpo. Os fitatos ou ácido fítico , são conhecidos por diminuir a disponibilidade de diversos nutrientes, em particular o zinco (um mineral muito importante para o funcionamento do organismo, inclusive para a digestão de outros nutrientes) e o cálcio, diminuindo também a absorção de proteínas e aminoácidos. O maior problema com os fitatos é que eles se ligam a minerais e proteínas, produzindo complexos insolúveis (que não dissolvem), impedindo-os de serem absorvidos.

6. Valoriza o pequeno produtor

Esse processo de produção normalmente esta associado a pequenos produtores que valorizam o tempo e a maneira como é feita, escolhendo seus ingredientes de maneira criteriosa, desde a água utilizada, a farinha e até o forno. Optar por pães de fermentação lenta proporciona uma economia justa.

Fonte: Buzzfeed

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *