Rosa Verde, a primeira pousada vegana do Sul do Brasil
Quem não sonha em trabalhar com seu próprio negócio ou com o que gosta e ainda viver em um paraíso, longe da confusão das grandes cidades ?
Como muitos sabem, Florianópolis (ou de forma carinhosa, Floripa), é considerada uma das regiões mais bonitas do Brasil, lindas praias, pessoas bacanas, descoladas e um dos destinos preferidos pelos brasileiros e muitos estrangeiros.
Recentemente descobriu-se que Floripa é uma cidade “veggie friendly”, com inúmeras opções gastronômicas e há quem aposte que seja a cidade “mais vegetariana do Brasil”. Opções não faltam para quem deseja visitar este paraíso.
A cidade é só uma referência, mas o assunto em questão é a praia do Rosa, em Imbituba, que não deixa nada a desejar em questão de beleza a menos de duas horas de carro da capital catarinense. A praia do Rosa é o lugar perfeito para aqueles que buscam descanso em meio à natureza e que querem fugir das praias superlotadas.
Lá se destaca um “oásis vegano”, chamado Pousada Rosa Verde. Localizada a 2 mil metros da Praia do Rosa, a pousada foi idealizada pelo casal vegano Mariana e Luiz. Ela é nutricionista e ele educador físico. Juntos, pensaram em um local amigável e acolhedor, principalmente para os vegetarianos e veganos que geralmente não têm opções de hospedagem que atendam a suas escolhas alimentares.
A praia do Rosa está na lista das 30 baías mais belas do mundo! E em 11ª posição entre as praias mais belas do Brasil, segundo o site TripAdvisor. Visitada por pessoas de todas as idades, o point dos surfistas também é refúgio da baleia franca no inverno.
De agosto a novembro, este paraíso é o berçário natural das baleias, que vêm alimentar seus filhotes nos primeiros meses de vida para depois saírem para viagens mais longas.
Próximo à praia do Rosa também se tem acesso à trilhas, lagoas e cachoeiras. Aliada a esses atrativos naturais a pousada nasce com a proposta sustentável do veganismo, onde tudo foi pensado para não prejudicar de maneira nenhuma os animais.
Desde seu carro chef, que é o café da manhã e cardápio totalmente vegano, até os produtos utilizados para limpeza, tudo foi pensado e pesquisado para ter no local produtos livres de qualquer crueldade aos animais. 90% do cardápio oferecido é de produtos preparados na própria pousada.
O leite vegetal é caseiro, (amêndoas, castanha-do-Brasil, avelã, coco), os pães, bolos, hambúrgueres, esfirras, coxinhas, tapiocas, salgadas e doces, e sucos naturais, tudo é feito na pousada.
“Também pensamos em oferecer o mínimo de gordura possível, pois uma alimentação vegana tem que ser saudável também, então todos os salgados e porções são preparados com redução de 80% de óleo e nunca fritos em imersão. Também utilizamos hortifrútis da época e orgânicos quando possível”, conta Mariana Scarpelli, nutricionista vegana.
Além disso, na pousada os animais são aceitos e podem acompanhar seus tutores na estadia. Para isso os proprietários da pousada pedem que sejam avisados e algumas regrinhas devem ser respeitadas.
A Pousada Rosa Verde está de braços abertos. Tenho certeza que uma passagem por lá só vai fazer crer que o sonho de trabalhar com que se gosta, de ter seu próprio negócio e /ou desacelerar saindo dos grandes centros urbanos é totalmente possível e acessível.
Pousada Rosa Verde – Rod. IMB-407, 1.501, Imbituba (SC)
Tel.:(48) 3355-6162 / (11) 96157-0810
E-mail: contato@rosaverde.com.br
Site: http://www.rosaverde.com.br
Fonte: Catraca Livre