Em Pauta

Comer salsicha aumenta o risco de leucemia em crianças, revela estudo

De acordo com artigo publicado no jornal Los Angeles Times, citando pesquisa da Universidade da Califórnia e publicada na revista Cancer Causes and Control, crianças que comem 12 ou mais cachorros-quentes por mês têm 9 vezes mais risco de desenvolver leucemia.

O LA Times acrescenta informando que duas outras pesquisas publicadas na mesma edição de Cancer Causes and Control sugerem que crianças cuja mãe comia regularmente cachorro-quente antes de elas nascerem têm o dobro do risco normal de desenvolver tumores cerebrais. Basta que a mãe consuma pelo menos um cachorro-quente por semana durante a gravidez para haver esse risco, segundo as pesquisas.

As pesquisas foram comandadas pelo epidemiologista John Peters e podem ajudar a explicar por que a incidência de leucemia infantil e de tumores cerebrais tem aumentado tanto nas últimas décadas.

Salsichas contêm nitritos, que funcionam como conservantes e são utilizados principalmente para combater o botulismo. Durante o processo de cozimento, nitritos combinados com as aminas naturalmente presentes na carne formam compostos cancerígenos. Suspeita-se também que os nitritos podem combinar com aminas no estômago humano para formar compostos N-nitrosos. Esses compostos são conhecidos agentes cancerígenos e têm sido associados com o câncer da bexiga, estômago cavidade oral, cérebro e esôfago.

Alguns vegetais contêm nitritos – É verdade que os nitritos são comumente encontrados em muitos vegetais verdes, especialmente alface, aipo e espinafre. No entanto, o consumo de vegetais parece ser eficaz na redução do risco de câncer. Nitritos de vegetais também têm vitaminas C e D, que servem para inibir a formação de compostos N-nitrosos. Além disso, os nitritos de vegetais não foram adicionados artificialmente, eles fazem parte de um processo da natureza.

Salsichas não contêm apenas nitrito como ameaça – Nitratos, outro conservante, também marcam presença e aumentam o risco de câncer. Alguns fabricantes usam nitritos para dar a cor avermelhada que seduz muitos consumidores de salsicha e outros embutidos. A cor vermelha artificial das carnes processadas transmite uma falsa ideia de frescura, com o intuito, na verdade, de enganar os consumidores.

Prefira sempre alimentos frescos, cereais, vegetais, legumes e frutas e ainda,  consulte sempre um médico ou nutricionista para uma completa e nutritiva orientação alimentar.

Fonte: Fatos curiosos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *