Notícias

Plataforma britânica incentiva pessoas a serem veganas por um mês

No ano passado, cerca de 170 mil pessoas assinaram uma promessa online com o Veganuary para evitar produtos de origem animal, incluindo carne, leite, ovos e manteiga durante o mês de janeiro. Apesar da iniciativa se concentrar em apenas um único mês do ano, grande parte das pessoas que se inscreveram na plataforma não apenas completaram o “desafio”, mas tornaram-se veganas efetivamente.

Mais de 80% dos participantes relataram que tinham evitado comer qualquer carne animal e derivados o mês inteiro. E mais de 60% dos participantes continuam a manter essa mudança até hoje. Os participantes da plataforma recebem e-mails regulares para se manterem motivados. Há também uma página inicial cheia de receitas, guias de compras e outros recursos úteis. Desde o início de 2014, a organização sem fins lucrativos sediada no Reino Unido teve uma participação aproximadamente duas vezes maior do que no ano anterior. Cerca de 35% desses participantes vêm dos Estados Unidos, metade são do Reino Unido e os restantes estão espalhados entre mais de 190 países participantes.

O outro fator que sustenta seu sucesso é que ser vegano hoje em dia não é mais sinônimo de comidas sem gosto. Muito pelo contrário, a alimentação pode ser bem saborosa. As vendas no varejo para uma nova onda de produtos à base de plantas cresceram 20% nos EUA no ano passado, totalizando US $ 3,3 bilhões em vendas anuais, de acordo com pesquisa da Nielsen. A maioria dos americanos também está reduzindo o consumo de carne devido a problemas de saúde e os altos custos do alimento. Acrescente o fato de que o gado é responsável por uma grande parte das emissões mundiais de gases de efeito estufa e você tem três pontos de venda bastante atraentes.

Saúde e benefícios ambientais – “As tendências veganas estão em alta e isso se deve a mudança de estilo de vida das pessoas. Elas estão escolhendo ativamente esses produtos porque acham que são melhores para sua saúde, estão cientes dos benefícios ambientais ou querem ajudar a aliviar o sofrimento dos animais”, afirmou o CEO da plataforma, Simon Winch.

Um relatório divulgado pelo World Resources Institute (WRI) recentemente mostrou que o Brasil é um dos países que mais consome carne do mundo, são cerca de 140 calorias de carne por pessoa. O Instituo alerta que se não houver uma redução drástica nesse consumo, há grandes chances de faltar comida e de catástrofes climáticas acontecerem. No cenário global, caso não haja uma diminuição dessa demanda por carne, a produção terá que ser quatro vezes maior do que a que temos hoje em dia para poder alimentar a população.

2,1 milhões de animais salvos – Além do compromisso em não comer e nem utilizar nada que seja de origem animal, a campanha também aceita doações para poder conscientizar e aderir novas pessoas ao projeto. No ano passado, a Veganuary movimentou cerca de US $ 750 mil. Winch estima que só com as pessoas que fizeram parte desse compromisso durante o ano de 2018, cerca de 2,1 milhões de animais foram salvos do abate. Para o Veganuary, isso equivale a gastar cerca de 35 centavos de dólar por vida salva. “Estamos fazendo algo incrível com pouco dinheiro”, acrescenta.

Seth Tibbott, o fundador e presidente da Tofurkey, a marca de “peru” feito com tofu, diz que sua empresa fez uma doação anônima para a instituição de caridade, à qual ele recentemente se juntou como curador. O Tofurkey promove o Veganuary através de campanhas complementares no Reino Unido, e isso o CEO acredita que isso realmente compensa. Em janeiro, as vendas da marca para varejistas e empresas de serviços alimentícios “quase dobraram”, diz ele.

Tibbott espera ver a mesma repercussão nos Estados Unidos à medida que os esforços do Veganuary se expandem. “Estamos tentando incentivar todas as empresas a se unirem ao Veganuary e a outras organizações sem fins lucrativos como essa para ajudar a criar um mundo mais consciente e com mais produtos veganos no mercado”, afirma.

Fonte: Revista Casa e Jardim

One thought on “Plataforma britânica incentiva pessoas a serem veganas por um mês

  • Marilda

    Gostaria de participar dessa campanha do mês de janeiro

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *