A Casa do Chascada e os cogumelos Shiitake, por Ana Maria Moreira

Os cogumelos Shiitake são uma excelente fonte de ferro, proteínas e fibras dietéticas, além de serem ricos em ácido fólico, magnésio, selênio e vitaminas do complexo B e C. Eles possuem propriedades anti-inflamatórias e ajudam a eliminar a quantidade excessiva de sal no organismo. Não é à toa ser um dos símbolos da longevidade nos países asiáticos. 

Cada vez mais cresce a produção e o consumo dessa e de outras espécies de cogumelos comestíveis, principalmente pelos que seguem uma dieta vegetariana no Brasil e mundo a fora. Existem várias receitas com o Shiitake e uma melhor do que a outra.

Em entrevista exclusiva concedida ao Portal VegNutri, a produtora de Shiitake em Portugal Ana Maria Moreira conta um pouco de sua história e de que forma os cogumelos mudaram os rumos do seu destino profissional, logo após perder o emprego com quase 40 anos.

O que, para muitos, poderia representar um obstáculo, para ela serviu como trampolim para o mergulho em uma nova atividade. Movida por um espírito empreendedor e, investindo em um projeto pessoal, Ana criou um empreendimento com nome e sobrenome, a Casa do Chascada, que já tem dado ótimos frutos em pouco tempo.

Após alguns cursos de capacitação e muita força de vontade empenhada, Ana apostou, de forma certeira, na produção de cogumelos Shiitake em um imóvel da família, comprado em 1832 pelo tetravô Albino José Moreira, apelidado de Chascado, e que até a década passada era uma casa de lavoura.

Entre 2013 e 2014, Ana Maria criou condições e iniciou a produção dos cogumelos, feita inteiramente por ela, apenas com produtos naturais e, passo a passo, incrementada pela sua criatividade em criar novos sabores. Confira como tudo aconteceu.

VegNutri: Quando e como surgiu a Casa do Chascada ?

Ana Maria Moreira: Em 2013, fiquei numa situação de desemprego, perto dos 40 anos. Decidi nessa altura fazer um projeto meu. Depois de algumas formações e workshops, decidi pela produção de cogumelos Shiitake (em 2014) aproveitando as instalações de vacaria da casa e criando todas as condições necessárias para a produção dos cogumelos Shiitake.

Em 2015, surgiram os cogumelos Shiitake em azeite e especiarias. Nessa altura tive que dar uma marca ao produto. Casa do Chascada é um nome de família que vem desde 1832, altura em que um antepassado comprou a casa onde actualmente produzo os cogumelos Shiitake.

Shiitakes

VegNutri: Antes deste empreendimento, como era a sua vivência profissional ?

Ana Maria Moreira: Sou licenciada em Química, controle de qualidade. Trabalhei numa empresa de dispositivos médicos como responsável do produto e de compras.

VegNutri: E como se deu o processo de estruturação da Casa do Chascada e de qualificação para iniciar as atividades?

Ana Maria Moreira: Depois de alguns workshops, formação e estudo, consegui criar um ambiente necessário à produção dos cogumelos. Tive também a ajuda de alguns produtores.

Ana Maria Moreira

VegNutri: Na sua opinião, qual a importância dos Shiitakes serem produzidos apenas com produtos naturais ?

Ana Maria Moreira: A produção de cogumelos shiitake não necessita de nenhum produto químico. Temos somente de saber controlar a temperatura e a umidade. Conseguimos assim, reproduzir as condições do seu habitat.

VegNutri: Quanto à produção, é  feita somente por você ou conta com outros colaboradores?

Ana Maria Moreira: Neste momento sou só eu a funcionária da Casa do Chascada, no entanto, em momento de muito trabalho, conto com a ajuda de alguns familiares.

Shiitakes em conserva

VegNutri: Após perceber o potencial dos cogumelos, você inovou com novas formas de os comercializar. Como se deu a ideia dessa alquimia na criação de novos sabores?

Ana Maria Moreira: Foi o melhoramento de uma receita antiga.

VegNutri: Os cogumelos são exportados ou vendidos somente em Portugal?

Ana Maria Moreira: Neste momento, os cogumelos da Casa do Chascada só são vendidos em Portugal, embora esteja neste momento em negociações para a exportação. Podem ser adquiridos através do site em qualquer país.

VegNutri: Você observa um consumo maior pelos vegetarianos portugueses ou o público consumidor é variado?

Ana Maria Moreira: O público consumidor é cada vez mais variado, tanto na idade como em hábitos alimentares. Os cogumelos estão cada vez mais presentes na alimentação dos portugueses.

 

Contatos Casa do Chascada

Site: Casa do Chascada

Facebook: Casa do Chascada

Instagram: Casa do Chascada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *