Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade

Os alimentos que ingerimos podem aumentar a ansiedade e o nível de estresse, mas também é possível melhorar o humor apenas controlando o que comemos. A seguir, veja 5 alimentos para incluir nas refeições e outros dois para evitar.

1.  Acelga suíça

Rica em magnésio, o mineral antiestresse, a acelga suíça é uma fonte de antioxidantes que ajudam na prevenção de doenças. O magnésio também tem papel importante no controle dos batimentos cardíacos e no relaxamento dos músculos.

2.  Salsa

Membro da família das cenouras, a salsa é rica em nutrientes, oferecendo vitaminas, minerais, fibras e fitonutrientes. A vitamina C, em particular, aparece em abundância nesta erva que pode ser um ótimo acréscimo a sucos. Durante os picos de estresse e ansiedade, as reservas de vitamina C são utilizadas, já que o nutriente melhora a imunidade e combate inflamações.

3.  Brócolis

Esse superalimento contém mais vitamina C do que uma laranja. Mas por que a vitamina C é tão importante para o humor e a ansiedade? As glândulas supra-renais, responsáveis pela produção de hormônios do estresse, reservam um local de armazenamento para a vitamina C e, durante períodos de intenso estresse e ansiedade, esse nutriente ajuda a produzir o cortisol, um hormônio-chave do estresse. Existem alguns estudos mostrando também que a vitamina C pode ajudar a controlar a pressão arterial.

 

4. Chá de camomila

Essa erva é conhecida por suas propriedades calmantes e sedativas. Alguns estudos descobriram que compostos nesta planta podem ter um efeito ansiolítico, ajudando a aliviar os sintomas associados à ansiedade. Sabe-se também que ela possui propriedades anti-inflamatórias e anti-espasmódicas, ajudando a relaxar os músculos do intestino e a aliviar os episódios de dores abdominais induzidas pelo estresse.

5. Chá de tulsi

Também conhecido como manjericão sagrado, o tulsi é uma planta valorizada por seus muitos atributos medicinais na Índia. Está em uma categoria de ervas classificadas como adaptogens, que ajudam o corpo a se adaptar às demandas de estresse. O chá de tulsi pode ajudar a diminuir os hormônios do estresse, elevar o humor e promover níveis saudáveis de energia.

 

Para evitar:
Doces

Regular a ingestão de açúcar é especialmente importante se você sofre de ansiedade e/ou depressão. Além de sobrecarregar o fígado e contribuir para as reservas de gordura indesejadas, o consumo excessivo de açúcar pode aumentar a produção de adrenalina pelo corpo e os hormônios do estresse que não são controlados podem sobrecarregar as glândulas supra-renais e contribuir para a ansiedade.

Álcool

Enquanto um drink pode relaxar quando você está sobrecarregado e estressado, exagerar na dose pode provocar sintomas de ansiedade e esgotar os nutrientes no corpo que ajudam a combater as quedas de humor. Beber pode esgotar magnésio e zinco, minerais que desempenham um papel no combate ao estresse e na função imunológica, respectivamente, bem como certas vitaminas do complexo B que promovem o bom funcionamento do cérebro.

Fonte: Casa e Jardim

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