Alimentos que ajudam na limpeza do fígado

O fígado funciona como sintetizador de proteínas e lipídeos, desempenha um papel importante no processamento de hormônios e  livra o corpo de toxinas. Diariamente, ingerimos, sem saber, substâncias nocivas, o que faz com que o fígado fique sobrecarregado com o passar do tempo.

O consumo de álcool, por sua vez, dificulta o trabalho do fígado, que fica responsável por quebrar essa macromolécula em acetaldeído, substância que pode ser excretada pelo corpo. Para isso, aposte em alguns alimentos que ajudam na desintoxicação e colaboram para o bom funcionamento do órgão.

1. Beterraba: contém um aminoácido chamado betaína, capaz de ajudar na hidratação das células e na substituição de sais inorgânicos. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em 2015, comprovou que a substância atua na melhora do potencial muscular, de forma que é muito indicada para a suplementação da alimentação de atletas. Além disso, o aminoácido colabora para a eliminação de toxinas e no combate à inflamação.

2. Cúrcuma: ajuda na limpeza de radicais livres e no metabolismo do colesterol e do estrógeno. Você pode utilizá-la como tempero ou em um shot matinal antioxidante, misturado com limão e água morna.

3. Cardo mariano: também conhecida como cardo-leiteiro é uma planta medicinal presente em muitos suplementos. Ela tem altas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que eliminam compostos poluentes no corpo.

4. Comidas fermentadas: os kombuchás contem probióticos eficientes na digestão. Além deles, outras comidas fermentadas, como picles, são ótimas para o fígado por terem bactérias que trazem equilíbrio.

5. Extrato de dente de leão: colabora para e eficiência da bile, fluído que atua na digestão de gorduras e na absorção de substâncias nutritivas ao passarem pelo intestino. O gosto amargo pode afastar algumas pessoas, mas há suplementos encapsulados que ajudam a ingestão. Você também pode pingar algumas gotas do extrato em um chá, por exemplo.

6. Abacate: o consumo de abacate ajuda na produção natural da glutationa, substância antioxidante importante para a limpeza do fígado.

Fonte: Revista Casa e Jardim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *