Anvisa proíbe venda de lote de paçocas

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

O amendoim é um alimento usado como boa fonte de energia. Ele fornece 600 calorias para cada 100 gramas de sua ingestão, contém alta quantidade de gorduras, principalmente poliinsaturadas e monoinsaturadas e é rico em minerais como o zinco, cálcio, magnésio, ferro e fósforo. Apesar disso, deve ser consumido com cuidado e moderação. É necessário sempre procurar saber a procedência antes do consumo, pois casos como o relatado essa semana não são raros de ocorrer.

O lote 0027 do Doce de Amendoim Paçoca Rolha, marca Dicel, com  data de fabricação 18/11/2016 e validade 18/11/2017 foi interditado pela Anvisa nesta segunda-feira, dia 20 de março. O lote do alimento, distribuído pela Indústria e Logistica Wethonklauss Constante Ltda, excedeu o limite do teor de aflatoxinas, espécies de micotoxinas encontradas em alimentos. A interdição cautelar vale para todo o território nacional.

De acordo com relatório do Laboratório de Análise Micotoxicológicas (LAMIC – Santa Maria/RS), foi detectado teores de aflatoxinas acima do Limite Máximo Tolerado (LMT) permitidos para amendoim com casca, descascado, cru ou tostado, pasta de amendoim ou manteiga de amendoim.

Aflatoxinas são substâncias tóxicas e carcinogênicas, e, por isso, produtos fora da especificação não podem ser consumidos pela população.

Fonte: Anvisa , Saudedica

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *