Notícias

Governo da Islândia reautoriza caça às baleias

Baleeiros islandeses mataram as duas primeiras baleias desta temporada baleeira, informou a mídia local, apenas uma semana depois do governo islandês ter autorizado novamente a polêmica prática.

Cada um dos dois navios da companhia Hvalur, os últimos a continuar a caça à baleia na ilha, arpoaram um cetáceo e deverão regressar ao porto, hoje, com as suas capturas.

Juntamente com o Japão e a Noruega, a Islândia é um dos três únicos países do mundo onde a caça às baleias é permitida.

O governo suspendeu esta prática em junho por dois meses, mas no final de agosto voltou a autorizá-la a partir de 1 de setembro, uma decisão amplamente criticada por grupos de defesa dos direitos dos animais.

O executivo islandês decidiu suspender a caça após a publicação de um relatório solicitado pelas mesmas autoridades que concluiu que esta prática não estava em conformidade com a legislação nacional sobre bem-estar animal.

O relatório, elaborado por veterinários, considerou que a morte dos cetáceos foi muito lenta. Em vídeos divulgados recentemente é possível ver a agonia de uma baleia caçada no ano passado, que durou cinco horas.

Os melhores brinquedos para o seu filho

As cotas anuais autorizam a captura de 209 baleias-comuns e 217 baleias minke. Mas nos últimos anos as capturas têm sido muito inferiores, devido à menor procura de carne de baleia.

Para justificar a nova autorização, o Ministério da Agricultura e Pescas considerou em comunicado que há fundamento para “alterar os métodos de caça, o que conduz a menos irregularidades e, portanto, a uma melhoria do ponto de vista do bem-estar animal”.

Até quando iremos achar que caçar animais pode ser feito de uma maneira que, de alguma forma, cause um bem-estar animal? Até quando iremos nos enganar assim? Que o governo da Islândia repense essa decisão.

Fonte e imagem: OGlobo

Foto:  Robert Read / SEA SHEPHERD / AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *