Relatório anual dos EUA lista alimentos com mais agrotóxicos

Os agrotóxicos são utilizados na agricultura, geralmente, para proteger as plantações de pragas e outros problemas como doenças e ervas daninhas, mas, de acordo com pesquisas científicas, podem causar vários danos à saúde, entre eles, câncer e infertilidade.

Nos Estados Unidos, um relatório anual, chamado de Guia do Comprador, elaborado pela organização não-governamental (ONG) Environmental Working Group (EWG), acaba de apontar quais são as frutas, verduras e legumes que possuem mais pesticidas. A EWG é especializada em pesquisas relacionadas ao uso de agrotóxicos e a outras áreas do agronegócio.

No Guia do Comprador de 2018, divulgado no dia 10 de abril, e baseado em testes realizados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a EWG alerta que quase 70% dos produtos analisados possuem resíduos de até 230 pesticidas diferentes, sendo o morango e o espinafre os que contêm maior quantidade desses produtos nocivos. A divulgação do relatório foi feita pela revista americana Time.

Os morangos apresentaram resultado positivo para 20 tipos de pesticidas diferentes. Por sua vez, as amostras de espinafre continham quase o dobro de resíduos de veneno do que foi encontrado em qualquer outra fruta ou vegetal testado na pesquisa. Os dois alimentos lideram um ranking chamado “dirty dozen” (12 condenados, em tradução livre), também da EWG, que lista 12 frutas e vegetais com maior concentração de agrotóxicos.

Por outra lado, a ONG americana também elabora outra lista, batizada de “clean 15” (os 15 limpos), que traz os 15 alimentos com menor concentração de resíduos de pesticidas, ou seja, são considerados aptos para o consumo, por não causarem tantos danos à saúde. Entre eles, destaque para o abacate e o milho, de acordo com os testes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Alimentos com maior concentração de agrotóxicos:

Morango
Espinafre
Nectarina
Maçã
Uva
Pêssego
Cereja
Pêra
Tomate
Aipo
Batata
Pimentão

Alimentos que possuem menos pesticidas:

Abacate
Milho
Abacaxi
Repolho
Cebola
Ervilha (vagem)
Mamão
Aspargos
Manga
Beringela
Melão americano
Kiwi
Melão amarelo
Couve-flor
Brócolis

Fonte: Revista Encontro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *