Notícias

Rio de Janeiro ganha centro cirúrgico para castração gratuita de cães e gatos

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Paulo Dacorso Filho, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, inaugurou um centro cirúrgico com mil vagas para castração gratuita de cães e gatos. A unidade integra a estrutura da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa), que disponibiliza mais de mil castrações mensais no Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (IJV), em São Cristóvão, na Zona Norte da cidade. Por enquanto, os atendimentos devem ser solicitados de forma presencial. Cada pessoa tem direito a inscrever três animais. Em breve, a Subvisa implantará um sistema de marcação on-line para as duas unidades.

— Esse centro era uma solicitação dos moradores da Zona Oeste, onde temos a maior população de cães e gatos da cidade. Estamos dando mais um importante passo à frente no cuidado com os animais. Aumentamos muito a oferta das castrações que, na gestão passada, não passavam de 3,5 mil ao ano — afirmou o prefeito Marcelo Crivella na inauguração do novo centro cirúrgico.

No novo centro cirúrgico, cães e gatos receberão anestesia inalatória e terão um local específico para o pré e o pós-operatório.

— A castração faz parte das ações de prevenção de riscos à saúde pública. Ela diminui a ansiedade e o estresse nos animais, contribuindo para a redução de doenças graves, como o câncer e a esporotricose. Esta cirurgia permite mais tempo de vida a cães e gatos, menos gastos para seus donos e economias com ações de políticas públicas, em um ciclo que traz ganhos expressivos para todos. Com a ampliação de vagas, até o fim do ano vamos castrar cerca de dez mil animais, mais do que os 9.215 castrados em dois anos e meio — adianta a médica-veterinária Márcia Rolim, à frente da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses que é vinculada à Secretaria municipal de Saúde.

Desde o dia 1º de julho, o número de castrações mensais gratuitas em cães e gatos no Rio triplicou, passando de 400 para 1.200. E as cirurgias, que já aconteciam de segunda a sexta-feira no Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (IJV), em São Cristóvão, passaram a feitas também aos sábados.

Fonte: Oglobo

Imagem: Foto: Divulgação/Prefeitura/Nelson Duarte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *