Stephen Hawking declarou que animais têm consciência assim como nós

O físico Stephen Hawking, um dos homens mais inteligentes do mundo, e que faleceu no dia 14 de março, foi um dos renomados cientistas a assinar uma declaração, proclamada publicamente em Cambridge, Inglaterra, no dia 7 de julho de 2012, após uma conferência sobre Consciência de Humanos e Animais Não Humanos.

“Humanos não são os únicos a possuir os substratos neurológicos que geram a consciência. Animais não humanos, incluindo todos os mamíferos e as aves, e muitas outras criaturas, incluindo polvos, também possuem esses substratos neurológicos”.

Segundo o texto, resultado de anos de pesquisas em neurociência, algumas das mentes mais proeminentes na área afirmam que sim, os animais têm sentimentos, afetividade, sonhos, enfim, têm consciência da mesma maneira que nós temos.

“A sociedade agora terá uma discussão sobre o que está acontecendo e poderá decidir formular novas leis, realizar mais pesquisas para entender a consciência dos animais ou protegê-los de alguma forma,” afirmou o neurocientista Philip Low, responsável pelo desenvolvimento da interface cerebral que ajuda Hawking a se comunicar. “Acho que vou virar vegano.”

Leia a Declaração de Cambridge sobre a Consciência em Animais Humanos e Não Humanos na íntegra aqui.

Fonte: Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *