Tradicionais charretes de Petrópolis agora são elétricas e sem cavalos
Após decisão do plebiscito (leia aqui ) convocado pela Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Petrópolis começou os primeiros testes com a carruagem elétrica.
“A prefeitura respeitou o resultado do plebiscito, determinando o fim da tração animal em março. Mas também é importante a manutenção do serviço turístico. Os testes estão sendo acompanhados de perto pela CPTrans, garantindo o máximo de segurança dos passageiros”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.
Em fase de testes
O órgão informou que, além da charrete elétrica que circulou na cidade, serão feitos diversos testes com outros tipos de veículo, como bike tour, tuc-tuc, jeep e veículos vintages.
Doze empresas já participaram de um chamamento público feito pela prefeitura na última semana para apresentar suas ideias. Os protótipos, segundo a CPTrans, serão apresentados por um período de 15 dias. Neste período, serão verificadas a viabilidade do veículo de prestar o serviço.
Os testes vão avaliar a segurança viária do transporte, aspectos de circulação e conduta, além de resistência mecânica, adequação ao pavimento e inclinação, de acordo com o órgão. Com base nos resultados, a CPTrans vai criar relatórios para serem avaliados pelo prefeito.
Só depois desses testes é que será definida a empresa que vai ser responsável pelo projeto de substituição das antigas vitórias.
Situação dos antigos charreteiros – uma reunião já foi realizada entre as empresas responsáveis pelos novos veículos, os antigos charreteiros e a Prefeitura.
De acordo com o município, assim que for escolhido o meio de transporte que realmente irá substituir as antigas vitórias, será feito um procedimento de manifestação de interesse, onde o principal objetivo será envolver os 13 charreteiros que atuavam no setor.
Fonte: G1
Imagem capa: CPTrans / Divulgação