Zoológico pede doação de animais de estimação para alimentar os seus predadores
O jardim zoológico de Aalborg, na Dinamarca, pediu à população que doe pequenos animais de estimação para servirem como alimento para os predadores.
Os responsáveis referiram que o objetivo é imitar a cadeia alimentar natural dos animais, “em prol do bem-estar animal e da integridade profissional”, e garantem ainda que todos os animais de estimação serão “eutanasiados com cuidado” por uma equipa treinada.
Numa publicação nas redes sociais do jardim zoológico é referido: “Se tem um animal saudável que precisa ser doado por vários motivos, sinta-se à vontade para doá-lo a nós”. Na mesma publicação são dados exemplos de alguns dos animais que mais fazem falta à instituição, como porquinhos-da-índia, coelhos ou galinhas, mas também cavalos, que depois de serem mortos vão ser usados como alimentação.
“Desta forma nada é desperdiçado, e garantimos o comportamento natural, a nutrição e o bem-estar dos nossos predadores”, é ainda referido. A publicação é acompanhada por uma foto de um felino com os dentes à mostra e a boca bem aberta e um link para o site do jardim zoológico de Aalborg.
A vice-diretora do Zoo de Aalborg, Pia Nielsen, descreve a importância de alimentar predadores com carne, “de preferência com pele e ossos”, para lhes dar uma dieta “o mais natural possível”, cita-a o The Guardian, Por isso, na sua opinião, “faz todo o sentido deixar que animais, que têm de ser eutanasiados por várias razões, possam ser usados desta maneira”. Adianta ainda que esta prática é comum na Dinamarca, e que o zoológico já o faz “há vários anos”.
Aliás, Anette Nutzhorn diz ao Nordjyske que o zoo tem esta iniciativa desde que abriu, e que nunca viveu este tipo de polémica. Ainda assim, mantém que está “disposta” a falar sobre o assunto, até porque o jardim zoológico foi criado “para falar sobre a natureza e ecossistemas”.
Entretanto, face ao interesse internacional, o Zoo de Aalborg fechou as secções de comentários das publicações sobre esta iniciativa. Adianta ainda, num acrescento feito aos posts originais, que é compreensível que o projeto “desperte sentimentos e interesse”, mas que “a retórica odiosa e malévola não é necessária”. Posto isto, termina ao dizer que a organização tem “todo o gosto em responder a perguntas, por mensagem ou por email”.
Ver essa foto no Instagram
Outras ações de zoológicos na Dinamarca
Não é a primeira vez que os zoológicos dinamarqueses são questionados pela forma como alimentam os bichos e controlam as populações.
Em 2014, o Zoológico de Copenhague, na capital dinamarquesa, eutanasiou uma girafa jovem e saudável chamada Marius para evitar a endogamia (método de acasalamento entre indivíduos parentes, que são geneticamente semelhantes) apesar de uma petição que tentava impedir a prática.
Aspectos a considerar
Pedir publicamente doação de animais saudáveis soa chocante e suscita preocupações sobre onde está o limite ético, especialmente com animais tradicionalmente vistos como companheiros.
Pode incentivar a tomada de decisões precipitadas ou emocionalmente carregadas de problemas pessoais, sem considerar reabilitação ou adoções alternativas.
Animais saudáveis tem direito total e absoluto à vida, como todos os seres e esse direito deve ser preservado, acima de tudo.
Imagem: Pixabay

