Notícias

Ideia de Lei propõe que 1/4 do cardápio de restaurantes e lanchonetes seja vegetariano e vegano

O número de vegetarianos e veganos no Brasil tem aumentado nos últimos anos. E agora existe uma ideia de lei para inclusão de um cardápio vegetariano e vegano em lanchonetes e restaurantes.

Um cidadão do Rio de Janeiro registrou essa ideia de Lei no site do Senado Federal, para que pelo menos 25% do cardápio de restaurantes, lanchonetes, bares, entre outros locais, seja vegetariano e vegano, citando para isso uma pesquisa do IBOPE de 2012, a qual apontou que 8% da população do Brasil é vegetariana.

As pessoas que adotam o vegetarianismo ou veganismo enfrentam um dilema na hora de sair para fazer uma refeição, pois a maioria dos restaurantes não possui nada que seja adequado ou possui uma pequena variedade de alimentos que se encaixem nas dietas sem carne e sem alimentos de origem animal.

Para quem ainda não sabe a diferença, o vegano busca excluir todas as formas de exploração contra animais, seja para a alimentação, cosméticos, vestuário ou para qualquer outra finalidade. A dieta é baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como couro, além de não usar  produtos testados em animais. Já o vegetarianismo  pode ser classificado da seguinte forma:

Ovolactovegetarianismo: utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação

Lactovegetarianismo: utiliza leite e laticínios na sua alimentação

Ovovegetarianismo: utiliza ovos na sua alimentação

Vegetarianismo estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação. Não utiliza carnes, ovos, leites, derivados e mel

Se a ideia de lei for aprovada passará para discussão pelos políticos. O importante é que o tema estará em evidência novamente. É necessário atingir 20 mil apoios para uma ideia se tornar uma sugestão legislativa e entrar em pauta.

Você pode apoiar essa ideia clicando aqui e votando a favor.

Fonte: Anda, Mapa Veg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *