Atletas profissionais precisam comer carne?

Em 2018, o triatleta alemão Patrick Lange, bicampeão mundial de Ironman, entrou para a história da prova ao se tornar a primeira pessoa a completar o desafio em menos de oito horas. Detalhe: ele fez isso (o recorde e toda a preparação até ele) à base de uma alimentação vegetariana. Se você ainda duvida que é possível para um atleta de alto rendimento adotar uma alimentação livre de proteína animal,  até mesmo de ovos ou leite, repense.

Venus Williams, dona do saque mais poderoso de todos os tempos, o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton, cinco vezes campeão mundial, o atleta olímpico de levantamento de peso Kendrick Farris e o surfista John John Florence já se declararam veganos. “Eu me importava com os impactos da minha alimentação para a natureza e os animas, mas quando ouvi amigos esportistas dizerem que se sentiam mais saudáveis e dispostos ao adotarem o vegetarianismo decidi tentar”, disse Patrick.

O receio de quem pratica atividades físicas ao adotar um cardápio à base de vegetais vai além da preocupação com vitaminas: o medo de perderem massa magra e engordarem é unânime. Mas a ideia de que só um pedaço de picanha é capaz de entregar as proteínas necessárias para a reconstrução muscular tem sido questionada por cientistas. O mais recente estudo, conduzido pela George Washington University School of Medicine (EUA), atestou que a dieta vegana aumenta a saúde cardiovascular e ainda atua positivamente no controle de peso. “Todos os aminoácidos que precisamos são encontrados nos vegetais, que também contêm pouca gordura. Feijão, lentilha e tofu são exemplos disso”, destaca a nutricionista Paula Gandin, conselheira da Sociedade Vegetariana do Brasil (SVB).

É importante lembrar que cada esporte exige força e energia de formas diferentes. Um maratonista precisa que seu estoque energético dure horas enquanto um atleta de levantamento de peso olímpico trabalha com a explosão de força, que dura alguns segundos apenas  e se repete diversas vezes. Uma vez que os alimentos fontes de proteína vegetal também contêm carboidrato, os estoques de energia de um atleta veggie estão sempre cheios, garantindo mais potência e resistência. “Minha alimentação hoje é ainda melhor do que antes. A digestão é mais fácil, a recuperação pós-treino mais rápida e ganhei mais potência no triatlon”, diz Lange.

Para o endocrinologista e médico do esporte Guilherme Renke, a suplementação garante a ingestão necessária de calorias, mais do que de nutrientes. “Um triatleta pode precisar de 5 mil kcal e atingir essa quantidade fica mais difícil com uma alimentação balanceada e leve”. E o aporte adequado de nutrientes? “Muitas vezes vejo deficiências nutricionais em pessoas que consomem carne, isso não é um quadro inerente aos veganos e vegetarianos. É preciso realizar exames para que o especialista avalie se o organismo recebe a quantidade adequada de nutrientes”, afirma Karina Simas, nutricionista especializada no atendimento de atletas de alto rendimento. Portanto, quando um carnívoro perguntar sobre os nutrientes do seu prato, você já tem a resposta.

Fonte: GQ.Globo

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