Cyclecourier, exemplo do serviço de entregas com bicicletas que cresce em Portugal

Muito popular na Europa e nos Estados Unidos, o serviço de entregas com bicicletas têm crescido em Portugal. Dados publicados em 2017, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), deste país, revelam que, entre 2015 e 2016, quase 40% das famílias informaram ter ao menos uma bicicleta. Esse percentual é bem acima dos 29,1% observados cinco anos antes, o que faz da bicicleta o meio de transporte cuja utilização mais aumentou no período.

Após pesquisar e perceber esta demanda, os brasileiros Aline Ferreira e Lucas Pinho de Mello fundaram em fevereiro de 2018,  na cidade de Braga, a Cyclecourier, uma empresa de logística urbana que utiliza a bicicleta como meio de transporte, buscando contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável, através de entregas limpas e ecológicas, evitando a emissão de CO2, além da poluição sonora e atmosférica causada por motocicletas. Uma simples pedalada de 14 km deixa de emitir mais de 1 kg de dióxido de carbono (CO₂) em uma cidade.

Conversamos com a Aline,  coordenadora geral da empresa, que nos explica a seguir como funciona o sistema de entregas oferecido que pode ser contratado por empresas e pessoas em geral e de que forma a cidade tem recebido essa nova proposta.

VegNutri: O que é a Cyclecourier?

Cyclecourier: A Cyclecourier é uma empresa de logística urbana que utiliza a bicicleta como meio de transporte. Oferecemos aos nossos clientes várias opções de serviços, como entrega de documentos, caixas, produtos, encomendas, take away, entre outros, com entregas a partir de 30 minutos. O pedido pode ser feito pelo nosso site ou pelos nossos contatos e meios de comunicação. Também oferecemos parceria com empresas de vários setores, para facilitar  entregas no dia a dia, nas opções on demand, serviço fixo ou programado. A Cyclecourier possui todos os equipamentos necessários para realizar entregas sem que o empresário precise investir nisso. Por isso somos a solução rápida e prática para ajudar o negócio local.

VegNutri: Como decidiram ir para Portugal?

Cyclecourier: Bom, decidimos que queríamos mudar e ter um novo desafio, uma nova experiência, para crescer pessoalmente. Hoje, sabemos que o Brasil enfrenta muitas dificuldades, principalmente políticas, e esse foi um dos motivos também. Por outro lado, Portugal oferece facilidades para quem quer empreender e investir no país. Foi essa a nossa porta de entrada.

VegNutri: E por qual motivo optaram por Braga?

Cyclecourier: Optamos por Braga por indicações, mas também para sair da área das grandes cidades como Lisboa e Porto, onde o custo de vida é um pouco mais elevado. Em todos os lugares teremos desafios que precisaremos ultrapassar, aqui não é diferente. Braga é uma cidade antiga e relativamente pequena, que está se habituando ao uso da bicicleta ainda.

VegNutri: Há interesse em expandir?

Cyclecourier: Sim, nosso projeto em Braga é inicial para conhecer o mercado, estudar a cultura e comportamento do consumidor/cliente. Queremos expandir nossa operação até o final do ano. Precisamos levar essa ideia para todos os cantos de Portugal.

VegNutri: Desde o início a ideia já era focar em algo inovador e privilegiando a sustentabilidade?

Cyclecourier: Sim, nosso foco sempre foi  a ecologia e a sustentabilidade. Por isso utilizamos bicicletas para realizar as entregas sem emitir poluentes e ajudando na mobilidade urbana. Valorizamos muito as pessoas e o ambiente em que vivemos. Queremos contribuir com o planeta e por um mundo melhor, fazendo dia após dia. Essa é nossa contribuição.

VegNutri: Como tem sido a recepção?

Cyclecourier: A recepção dos portugueses tem sido boa. Temos chamado muita atenção por onde andamos por ser um projeto inovador aqui. As empresas têm nos procurado para saber mais do nosso trabalho. Mas temos muitos desafios. Acredito que falta um olhar direcionado à mobilidade de bicicleta na cidade e aos ciclistas que aqui estão. Precisa ter mais incentivos para sua utilização. Aqui em Braga, encontramos muitos empresários brasileiros como nós, de todos os cantos do Brasil. A recepção é ótima e fazemos algumas parcerias de entregas.

VegNutri: Há alguém na equipe que seja vegano? Acha Braga um bom lugar para os veganos?

Cyclecourier: Não somos veganos (admiro muito quem é!), mas tentamos sempre cuidar da alimentação em geral, pois entendemos os benefícios de uma boa alimentação e a redução de alimentos de origem animal. Precisamos pedalar muito e ter saúde e a alimentação equilibrada. Aqui em Braga, encontramos alguns produtos em mercados. Conhecemos algumas pessoas veganas e alguns restaurantes específicos também. Acreditamos que é um bom lugar sim.

LINKS:
Facebook
Instagram
Twitter
Site

Email: geral@cyclecourier.pt

Telefones:
+351 912 476 344
+351 938 178 807

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *