Dia 1º de outubro: dia mundial do Vegetarianismo

O dia 1 de outubro foi estabelecido pela Sociedade Vegetariana Norte Americana, em 1977, como o dia mundial do Vegetarianismo e endossado pela União Vegetariana Internacional, no ano seguinte. O objetivo da data é promover os benefícios de um estilo de vida vegetariano e a compaixão para com os outros animais.

Para fugir dos conflitos ideológicos do Vegetarianismo, e estabelecer que os outros animais são detentores dos mesmos direitos à vida e liberdade que nós humanos, em 1944, no Reino Unido, foi criado o Veganismo: um movimento que busca o fim de toda e qualquer forma de exploração animal, e trabalha para que a humanidade deixe de explorar os outros animais não apenas para alimentação, mas também para obtenção de outros produtos, como os de higiene pessoal, limpeza e vestuário, bem como para entretenimento, ensino e pesquisa.

Enquanto o Veganismo é um movimento, o Vegetarianismo, em termos gerais, é uma dieta conhecida por excluir qualquer parte de animais (sejam carnes, ossos, cartilagens, e subprodutos, tais como gelatina, caldo de carne, etc).

Estudos ao redor do mundo estão demonstrando cada vez mais os benefícios para a saúde e meio ambiente que obtemos ao excluir produtos de origem animal da alimentação, pois deixamos de financiar, principalmente, a Pecuária: uma atividade que utiliza enormes áreas para pasto e plantio de alimentos pra ração animal, em vez de destinar os vegetais diretamente às pessoas; polui ar, água, e solo; é responsável por 70% das doenças modernas (segundo um relatório da ONU); mata e explora bilhões de seres sencientes anualmente para obter carne, leite, ovos, mel, etc; entre outros problemas.

Incluir apenas alimentos vegetarianos em seu prato exige o mesmo cuidado que você deve ter em qualquer dieta, isto é, observar a variedade alimentar a cada refeição, a fim de suprir todos os nutrientes diariamente necessários, e, dependendo do seu nível atual de vitamina B12, iniciar o mais breve possível a suplementação desta, que é facilmente encontrada no Brasil.

Orientamos sempre a consulta a um profissional de Nutrição especializado em vegetarianismo. Esta é, provavelmente, uma grande e positiva mudança que as pessoas podem promover em suas próprias vidas, e para o Planeta.

Fonte: Mapa Veg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *