Torta funcional de creme de Tofu

A nutricionista Juliana Civitate tem consultório em São Paulo, é vegetariana há mais de 10 anos, apaixonada pela cozinha vegana e por ministrar demonstrações culinárias e palestras sobre o tema.

A seguir, ela nos presenteia com uma receita nutritiva, saborosa e com boa dose de proteína do bem.

Ingredientes

Massa:
1 xícara de chá de grão de bico cozido, sem o caldo
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de café de açafrão da terra/cúrcuma em pó
Pimenta do reino preta a gosto
Sal a gosto

Recheio:
150g de tofu orgânico
1 colher de sopa de azeite
1 punhado de cheiro verde picadinho
½ limão espremido
1 dente de alho pequeno amassado
Sal a gosto
Tomate e manjericão para decorar

Como fazer

Massa: Bater em um processador ou amassar com um garfo o grão de bico. É importante que ele esteja bem macio. Acrescentar o azeite, o açafrão e o sal. Processar ou misturar bem. Não tem importância se alguns pedaços de grão de bico aparecerem na massa. Se necessário adicione um pouquinho da água/caldo do grão de bico.
Unte uma forma de 20 cm com um pouco de azeite. Acrescente a massa de grão de bico por todo o fundo e nas laterais, apertando com os dedos e preenchendo toda a forma uniformemente. Leve ao forno a 200° Celsius por 15 minutos ou até a massa dourar e ficar sequinha.
Obs: é muito importante que você tenha realizado o processo do demolho do grão de bico antes de cozinhá-lo.
Obs2: você pode utilizar um grão de bico preparado no dia anterior e/ou que tenha sido parte de suas refeições: basta escorrer a água/caldo.
Obs3: quanto mais fina a massa mais sequinha e crocante ficará.

Recheio: Enquanto a massa está dourando no forno, acrescente todos os ingredientes do recheio (exceto o tomate e o manjericão) no liquidificador/processador e bata até obter um creme liso e homogêneo. Vá parando e mexendo com paciência, pois esse creme não leva muitos ingredientes líquidos, dando mais trabalho para o seu liquidificador deixa-lo uniforme.
Adicione o recheio na massa já assada e decore com tomate cortado em meia lua e algumas folhinhas de manjericão. Leve ao forno por mais 10 minutos a 180° Celsius ou até que fique bem quente.
Finalize com um bom azeite e desfrute!

Facebook: Juliana Civitate

Email: civitatejuliana@gmail.com

Instagram: Juliana Civitate 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *