Receitas

“Danoninho” vegano de morango, saudável e rico em proteínas

Que tal  fazer o seu próprio iogurte vegano em casa, muito parecido com o Danoninho, de forma  fácil e saudável ? A base é de tofu, que é rico em proteínas. Para garantir a qualidade, escolha um orgânico. Daí é só acrescentar morangos congelados, espremer um limão e adoçar a gosto!

Por ser natural, o açúcar de coco é um ótimo substituto do açúcar refinado, além de ser nutritivo, contendo vitaminas do complexo B, também tem o índice glicêmico mais baixo. Já o melado de cana traz um sabor característico bem interessante à receita, além de ter ferro, cálcio e magnésio, entre outros minerais.

Confira a receita completa:

Ingredientes:

– 1 xícara de tofu (prefira orgânico)
– 2 xícaras de morangos congelados
– 1 limão
– 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
– 1 colher de sopa de açúcar de coco
– 1 colher de sopa de melado de cana
– Água ou leite vegetal para acertar a textura

Crédito: Julia Guglielmetti

Modo de preparo:

Esprema o suco de um limão no copo do liquidificador. Quebre o tofu em pedaços com as mãos e também coloque no liquidificador. Coloque o mínimo de água ou leite vegetal para ajudar seu equipamento a bater bem. Em seguida, acrescente os morangos congelados, o açúcar de coco e o melado de cana.

O sabor e a textura podem variar de tofu pra tofu e de morango pra morango. Portanto, sinta a receita. Se ela estiver muito líquida, ponha mais tofu e morangos (daí também será necessário mais açúcar). Se ficar muito rígida, acrescente água ou leite vegetal. Também é possível ajustar o sabor adocicado de acordo com seu paladar, por isso minha recomendação é colocar o açúcar de coco e o melado de cana aos poucos.

Para ajudar o intestino, assim como os iogurtes industrializados prometem, vale acrescentar algum probiótico à receita. Um boa dica é a de kombucha de frutas vermelhas.

Nota VegNutri: em nossa opinião o extrato de baunilha pode ser opcional.

Fonte: @abasedeplanta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *