Ora-pro-nobis, a planta que contém 25% de proteína

 

Ela vem conquistando a cada dia mais as pessoas. Do latim, o seu nome significa “rogai por nós”, e segundo tradições, esse nome foi dado por algumas pessoas que a colhiam no quintal de um padre enquanto ele rezava em latim. É encontrada em abundância na região Sudeste do Brasil e muito usada na culinária.

É uma planta com alto teor de proteína (aproximadamente 25% de sua composição) e, justamente por isso, que é tão querida pelos veganos. Entre seus aminoácidos, temos a lisina e o triptofano em maior quantidade.

Seu cultivo é fácil e seu valor nutricional muito alto. Adapta-se facilmente a diversos tipos de solo e climas. Suas propriedades já são bastante conhecidas justamente pelas pessoas que vivem nas zonas rurais, e a cultivam em seu quintal como remédio e alimento. Foi a partir desse conhecimento popular que a ora-pro-nobis chegou às grandes cidades, ainda de forma bastante tímida.

Benefícios da Ora-Pro-Nobis

• Seu alto teor de fibras ajuda no processo digestivo e intestinal, promovendo saciedade, facilitando o fluxo alimentar pelo interior das paredes intestinais, além de ajudar a recompor toda a flora intestinal. Isso evita os estados de constipação, prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e até tumores

• O chá, feito a partir de suas folhas, tem excelente função depurativa, sendo indicado para processos inflamatórios, como cistite e úlceras

• Esse poder depurativo associado ao chá também está ligado ao tratamento e prevenção de varizes

• Pessoas com anemia deverão passar a utilizá-la com mais frequência, pois os índices de ferro são essenciais para o tratamento desse quadro

• A alta concentração de vitamina C ajudará a fortalecer o sistema imunológico, evitando uma série de doenças oportunistas

• Ótima para a pele, devido à presença de vitamina A (retinol) em grande quantidade

• O retinol também é fundamental para manter a integridade da visão em dia

• As grávidas deveriam consumir a planta nesse período, pois ela é rica em ácido fólico, essencial para evitar problemas para o bebê

• Mantém ossos e dentes fortalecidos, pela boa quantidade de cálcio

Seu elevado teor de vitamina C supera a laranja em quatro vezes. Além de minerais e vitaminas, também é rica em fibras. Também é muito utilizada para aliviar processos inflamatórios e na recuperação da pele queimada.

Estudos realizados na Universidade Federal de Lavras constataram que os princípios da planta podem ajudar na prevenção de doenças como varizes, câncer de colon, hemorroidas, tumores intestinais e diabetes, além de diminuir o nível de colesterol ruim, tratar furúnculos e sífilis.

sem-titulo

Algo muito interessante é que in natura ou misturada na ração, animais também aproveitam os benefícios das folhas da ora-pro-nobis.

A parte comestível da planta são suas folhas. Seu preparo é extremamente simples, como qualquer verdura que adquirimos. Obviamente, devemos lavá-las bem. É preciso que se utilize uma grande quantidade, pois, após o preparo, seu volume se reduz bastante.

Seu sabor é neutro, ou seja, não é picante, nem ácido, nem amargo. Tem uma textura macia, fácil de mastigar. Ela poderá fazer parte de recheios, saladas, refogados, sopas, e onde mais sua imaginação de culinarista permitir.

É possível seu cultivo em ambiente doméstico, uma vez que pega bem em qualquer tipo de solo, não exige cuidados específicos, se propaga com facilidade.

Fonte: Blog Plantei

3 comentários em “Ora-pro-nobis, a planta que contém 25% de proteína

  • 6 de dezembro de 2017 em 21:24
    Permalink

    Não conhecia essa planta! Fiquei encantada com os inúmeros benefícios que ela proporciona. Com certeza deveria fazer parte do nosso cardápio, todos nós deveríamos ter o hábito de adicioná-la na alimentação

    Resposta
    • 14 de dezembro de 2017 em 14:46
      Permalink

      Agradecemos o seu comentário e concordamos com você, Luiza.

      Resposta
  • 14 de março de 2018 em 16:37
    Permalink

    Facílima de plantar…qualquer ramo mais maduro enterrado brota com facilidade e folhas novas começam a surgir rapidamente. Gosta de sol e dificilmente morre com falta de água, mas se regada com alguma frequência na época da estiagem, continua brotando e se espalhando. O ideal é reservar uma cerca ou estaleiro para que ela cresça longe da passagem de pessoas e animais pois os espinhos são muito agressivos. Meu filho se alimenta de ora-pro-nobis desde os 6 meses de idade. Garantia de proteínas e de intestino funcionando bem todos os dias!!! Aqui em casa consumimos os brotos inteiros novos e macios com caule e folhas, picados bem miúdos e servidos crus juntamente com o feijão quentinho (refogadinho com alho bem à moda mineira)… irresistível !!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *