Os benefícios da lentilhas para saúde

Comer lentilhas faz bem à saúde, pois trata-se de um alimento muito rico em vitaminas e minerais e possui em torno de 127 calorias em cada porção de 100 gramas. Apesar de serem mais intensamente consumidas na Ceia de Ano Novo, elas podem ser usadas como substituto do feijão no dia a dia durante todo o ano.

O preço das lentilhas varia entre R$ 4 e R$ 6 reais em embalagens de 500 gramas, o que é mais caro que o feijão. Devem ter uso moderado por quem tem ácido úrico elevado, sendo um alimento que faz aumentar as purinas, que podem provocar as crises de gota.

Por que comer lentilhas ?

Apesar de ser rica em carboidratos, as lentilhas podem ser preparadas sem adição de gorduras, tornando-se assim uma ótima refeição para uma dieta de emagrecimento. Entre os principais benefícios na ingestão de lentilhas, temos:

* Ajuda a diminuir o colesterol porque têm fibras insolúveis que diminuem a absorção de gorduras;

* Desintoxica o organismo, regulando o intestino;

* Diminui a tensão pré-menstrual, pois contêm uma substância chamada de lignanas, que tem uma ação semelhante aos hormônios femininos como os estrogênios que ajudam a diminuir os sintomas de TPM;

* Combate a diabetes, porque apesar de ter muitos carboidratos, tem muitas fibras e ajudam para que o açúcar não aumente muito sangue;

* Previne e trata a anemia. Alimento muito rico em ferro, recomendado especialmente para vegetarianos com tendência a desenvolver anemia;

* Ajuda a prevenir o câncer porque além de serem ricas em fibras que diminuem o risco de câncer no cólon, têm antioxidantes que protegem as células do corpo;

* Melhora a saúde dos ossos. Além de ter cálcio, contém isoflavonas que ajudam a produzir hormônios importantes para fortalecer os ossos;

* Ajuda a fortalecer o sistema imune, por serem ricas em zinco.

Como preparar lentilhas ?

As lentilhas podem ser feitas como se faz o feijão. Basta cobri-las com água e deixar cozinhar por 30 minutos. Assim, para fazer uma sopa rápida e nutritiva basta cozinhar as lentilhas secas junto com cenoura, salsão e cebola, por exemplo, e comer em forma de sopa ou junto com arroz.

Existem vários tipos de lentilhas, mas normalmente todos os tipos devem ficar de molho para que produzam menos gases intestinais, assim como o feijão.(veja mais)

As lentilhas podem ser verdes, marrons, pretas, amarelas, vermelhas e laranja, contendo consistências diferentes e ficando mais firmes ou macias após a cozedura.

As lentilhas laranja, como ficam macias e pastosas, são geralmente utilizadas na alimentação dos bebês, porém, é necessário, como já falamos, colocar de molho, para não provocar prisão de ventre ou cólicas no bebê.

Receita com lentilhas

Uma receita deliciosa e fácil de se feita com lentilhas é a salada quente de batata e lentilhas.

Ingredientes

85 gramas de lentilhas

450 gramas de batatinhas
6 cebolinhas verdes
1 colher de sopa de azeite virgem extra
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
Sal e pimenta

Modo de preparo

Colocar as lentilhas em uma panela com água a ferver por 20 minutos, retirar as lentilhas da água e reservar. Em outra panela colocar as batatas em água fervente por 20 minutos, retirar e cortar ao meio.

Adicionar às batatas as cebolas cortadas em rodelas e as lentilhas. Por fim, adicionar o azeite, vinagre, sal e a pimenta.

Informação nutricional da lentilha

tabela

As lentilhas são excelentes fontes de ferro, como mostra a tabela, mas para melhorar a sua absorção pelo organismo é importante comer em conjunto com frutas cítricas, como laranja ou kiwi, por exemplo.

Fontes: www.tuasaude.com  / saudevidaonline.com.br / revistafit.com

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