Primatologista Jane Goodall manda um alerta sobre a fragilidade da humanidade se não mudar os sistemas alimentares

A primatologista Jane Goodall mandou um alerta sobre a fragilidade da humanidade, caso a população não mude os sistemas alimentares após a crise de Covid-19, que tem deixado milhares de mortos pelo mundo. Em um evento online, a cientista, que revolucionou a compreensão do homem sobre os animais, teme que possamos estar por um fio.

“Nós trouxemos isso para nós mesmos por causa de nosso absoluto desrespeito pelos animais e pelo meio ambiente”, disse Goodall. “Nosso desrespeito aos animais selvagens e nosso desrespeito aos animais de criação criaram esta situação em que doenças podem transbordar para infectar seres humanos.”

Goodall afirmou que a origem do coronavírus tem a ver com a superexploração do mundo natural, como florestas drasticamente derrubadas, habitats naturais destruídos e espécies extintas.

A cientista, que dedicou sua vida a pesquisar chimpanzés, pontuou que é necessário o fim da agricultura intensiva, que cita como criadora de doenças animais. Além disso, Jane ligou a agricultura industrial ao aumento de superbactérias resistentes a antibióticos. “Temos que parar de comprar seus produtos.”

Outro fator importante é como as diferenças de classe determinam o mundo natural, juntamente com a guerra e a violência. Por isso, ela pediu que os governos olhem pelos pobres. “Se não fizermos as coisas de maneira diferente, terminaremos”, disse ela. “Não podemos continuar por muito mais tempo assim.”

Goodal terminou dizendo que acredita “firmemente” que temos pouco tempo para agir. “Chegamos a um ponto de virada em nosso relacionamento com o mundo natural”, alertou ela. “Uma das lições aprendidas com esta crise é que devemos mudar nossos caminhos.”

De acordo com a Vogue britânica, os cientistas alertam que, para evitar crises futuras, devemos mudar drasticamente nossas dietas e passar para alimentos ricos em plantas. “Pelo bem dos animais, do planeta e da saúde de nossos filhos”, afirmou a doutura.

Leia mais sobre esse assunto em : Primatologista diz que desrespeito pelos animais causou atual pandemia

Fonte: Vogue

Imagem: Foto: Getty Images

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *