Quintal d´ Santo Amaro, take away vegetariano em Portugal

A carioca Larissa Abbud já tinha um buffet no Rio, mas se mudou para Portugal em 2016 para fazer Mestrado em Ciências Gastronômicas. Em Lisboa, conheceu aquela que se tornaria uma grande amiga, Joana Agostinho, e ambas notaram a demanda crescente pela alimentação vegetariana, com pessoas cada vez mais preocupados com o que comem e como comem.

Pouco tempo depois, tornaram-se, então, sócias e abriram o Quintal d´Santo Amaro, restaurante vegano, com comida 100 % vegetariana, numa área visitada por turistas de todo o mundo. Confira, abaixo, com exclusividade, a entrevista da chef Larissa ao portal VegNutri com seus relatos sobre a experiência em terras lusitanas.

VegNutri: Há quanto tempo você está em Portugal e o que a motivou a montar o restaurante Quintal d´Santo Amaro?

Larissa: Fui para Portugal em 2016 para fazer um Mestrado em Ciências Gastronômicas. Eu já tinha um buffet no Rio e sempre tive muita vontade de abrir uma “portinha” para vender comida. Queria um espaço pequeno, onde eu pudesse servir uma refeição leve, saudável, colorida, com diferentes texturas e sabores e que surpreendessem tanto o olhar como o paladar. Quando conheci a Joana Agostinho, minha sócia e grande amiga, ela também tinha essa ideia em mente, mas ainda não era o momento nem para mim e nem para ela. Meses depois voltamos a falar sobre isso, encontramos um ponto e assim abrimos o Quintal.

Larissa Abbud e Joana Agostinho

VegNutri:  Você é vegana? Se não, por que optou por esse segmento?

Larissa: Sempre tive muito interesse pela comida vegetariana e atualmente o veganismo vem crescendo muito. Fui descobrindo aos poucos uma gastronomia cada vez mais criativa e surpreendente, utilizando ingredientes simples, mas que muitas vezes são pouco valorizados.

 

VegNutri: Como é para você empreender em outro país? Houve muita burocracia? Quais as primeiras dificuldades?

Larissa: Empreender é sempre um desafio, independentemente do país. Cada lugar tem as suas regras e as suas burocracias, mas quando se constrói um negócio, o mais importante é sem dúvida conhecer o seu público, entender com quem você está falando, quais os hábitos daquelas pessoas e como você faz para chegar até elas. Isso é sem dúvida uma grande dificuldade para qualquer empreendedor, seja no Brasil, em Portugal, nos EUA ou na Austrália.

VegNutri: Por que optou por Lisboa?

Larissa: Eu cheguei até Lisboa para fazer um mestrado, o resto aconteceu…

VegNutri: No Brasil o número de adeptos ao veganismo cresce a cada dia. Você vê também isso em Portugal ? Como você sente a acolhida dos portugueses?

Larissa: Sim o número de veganos vem crescendo consideravelmente em todo o mundo e, claro, isso acontece também em Portugal. Além disso, agora, Lisboa está passando por um momento de expansão, pessoas de diversas partes do mundo estão na cidade e isso tem impacto no nosso negócio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VegNutri: Pra você, os biológicos e a preocupação com as embalagens biodegradáveis é importante? Há facilidade em colocar essa proposta em prática em Portugal?

Larissa: Sim total e fundamental! No Quintal d’Santo Amaro temos uma preocupação muito grande com o desperdício e com o lixo produzido. Por isso trabalhamos com produtos locais e sazonais, não apenas como forma de estimular o comércio do entorno, mas sobretudo como forma de consumo consciente e sustentável. E sim, todas as nossas embalagens são descartáveis e biodegradáveis. E encontrar fornecedores e parceiros e que estivessem de acordo com a nossa proposta sempre foi uma das nossas maiores preocupações.

VegNutri: Pode explicar para os nossos leitores como são as lunch box e o que vocês oferecem no restaurante?

Larissa: Este é o prato principal do Quintal d´Santo Amaro. Composta por preparações cruas e cozidas, as lunch box são uma refeição completa e balanceada. Um prato colorido, rico em nutrientes, com diferentes sabores e texturas. Uma mistura de diversas preparações que se complementam de forma harmônica quando consumidos em conjunto. Embora o conteúdo das lunch box seja diariamente detalhado em nosso menu, a ideia é que o cliente se surpreenda ao consumir uma mistura de diversas preparações que nem sempre ele saiba o que é.

Além do restaurante take away, o Quintal d’Santo Amaro tem também workshops, produtos e cattering privado ou corporativo. Para mais informações, acesse a página no facebook, aqui.

Quintal d’Santo Amaro

Local : Rua de Santo Amaro, 6-­‐B, 1200-­‐803, Lisboa, Portugal

Telefone :+351 214 012 658 – Móvel :+351 912951 882

Site : www.quintaldesantoamaro.com –  Instagram

E‐mail : quintaldesantoamaro@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *