Como fazer ovo vegetal com linhaça e chia

Quem é vegano e precisa achar substitutos para ovos, principalmente em receitas, sabe que nem sempre é fácil. Mas você sabia que a linhaça e a chia formam um gel, quando hidratadas, que pode ajudar muito na hora de fazer pães, bolos e tortas ?

O preparo leva apenas alguns minutos, dando uma consistência bem similar e, por serem alimentos funcionais, beneficiam qualquer receita, deixando-as mais saudáveis e nutritivas. Confira:

Linhaça (marrom ou dourada): Misture duas colheres de sopa de farinha de linhaça com seis colheres de sopa de água e deixar descansar por alguns minutos. Use no preparo de bolos, tortas e pães.

Chia: misture uma colher de sopa de chia com três colheres de sopa de água, deixar ela hidratar por alguns minutos e  use em cookies e outras receitas.

O ovo tem a função de emulsificar, ou seja, dar liga e aerar para dar leveza e maciez às preparações. Como a linhaça é composta em 30% por fibras dietéticas e uma parte delas é uma “cola” que se encontra na casca, quando sua farinha é combinada com água ela se transforma em um ótimo emulsificante que dá volume para bolos, tortas, entre outras receitas.

A chia absorve água, vira em uma gelatina e tem a mesma função.

A quantidade subtsitui um ovo e a proporção é sempre a mesma: 1 para 3, para garantir uma boa consistência.

Veja exemplos de receitas com linhaça e chia.

Fonte: Mundogastroveggie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *