Vídeo mostra moradores fazendo churrasco com carne de baleia

Um vídeo divulgado em redes sociais mostram algumas pessoas fazendo um churrasco com a carne da baleia que morreu ao encalhar no bairro de Coutos, no subúrbio de Salvador. O animal tinha 39 toneladas e morreu na manhã do dia 30 de agosto. Veja aqui.

“Olha aqui que viagem. Carne de baleia. Tá ligado? Não passa nada”, diz um homem que aparece no vídeo fazendo o churrasco.

Pescadores que trabalham na região contaram que, desde que a baleia morreu, muitas pessoas estiveram na praia para pegar a carne do animal e levar para casa.

“Foi muita gente, foi uma novidade. Não [consumi] porque não sabemos o que aconteceu para ela [baleia] parar aqui”, disse o pescador Luís.

Durante entrevista para a TV Bahia, um dos moradores do bairro afirmou que a carne do animal parece com a de vaca.

“Parece carne de vaca.  Quando a gente vê o animal se debatendo fica com pena do animal. Para pegar com consumo é difícil”, disse um dos moradores.

Uma outra moradora, que também pegou a carne da baleia, afirmou que usaria para alimentar os cachorros.

“Peguei para cozinhar para o cachorro. Ninguém come aqui não. Deus é mais”, disse.

Segundo Erivaldo Queiroz, fiscal da Vigilância Sanitária, as pessoas que consomem a carne correm o risco de contaminação por alguma toxina.

“É um risco grande. Antes de morrer, a baleia já vinha agonizando, com problema de saúde. Esse animal traz micro-organismos de onde ele veio anteriormente. Essas pessoas que vão consumir a carne podem ter problemas de saúde. Pode ser uma leve diarreia, uma indisposição, mas pode ser um processo mais grave de intoxicação”, informou.

O fiscal alerta que, apesar das altas temperaturas durante o cozimento, o risco de liberação de micro-organismos é grande.

“Mesmo que a carne seja assada ou cozida, os micro-organismos liberam, muitas vezes, toxinas. Muitas vezes elas não se deterioram com a temperatura. Como é um animal que a gente não costuma se alimentar, é um carne diferente do que a gente está acostumado, a Vigilância Sanitária recomenda que não se alimente com ela”, completou.

Assista o vídeo:

Leia mais:

Moradores pegam carne de baleia para consumo, em praia de Salvador

O piloto Lewis Hamilton lança lanchonete de hambúrgueres sem carne

Fonte: G1

Imagem capa: Arte/ G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *