Inaugurado o primeiro restaurante 100% plant based e vegano em Gramado

Aline Loy, chef de cozinha com experiência de 15 anos, e Francis Arce, com experiência de 20 anos no setor gastronômico, após se tornarem veganos e perceberem o quanto seria difícil conseguir comer nos restaurantes de Gramado, no Sul do Brasil, conhecido pela gastronomia tradicionalmente baseada em pratos com vários tipos de carnes, decidiram abrir o primeiro restaurante 100% plant based e vegano neste município do Rio Grande do Sul.

A plant based é baseada principalmente ou inteiramente em alimentos derivados de plantas, incluindo vegetais, grãos, nozes, sementes, legumes e frutas, e com poucos ou nenhum produto animal. Porém, por ser um restaurante vegano, não há ingredientes de origem animal no cardápio.

Aline e Francis nos concederam uma entrevista explicando os motivos dessa decisão e presentearam nossos leitores com uma receita oferecida no restaurante.

VegNutri: Gramado recebe milhares de turistas anualmente. Entretanto, quase não existiam opções veganas até a inauguração do Plant Based, que foi o primeiro restaurante com um cardápio sem nada de origem animal no município. Como tudo começou e como se desenvolveu esse projeto?

Plant Based: Tudo começou quando nos tornamos veganos e percebemos o quão difícil se tornou frequentar restaurantes em nossa região. Somando-se à isso, nossa vocação ligada ao setor da gastronomia.

Aline Loy / Reprodução Facebook

VegNutri: Os idealizadores do Plant Based sempre estiveram envolvidos com a gastronomia ou atuavam em outras áreas anteriormente?

Plant Based: Sempre estivemos envolvidos com a gastronomia.

VegNutri: Apesar de serem muito confundidas, a filosofia plant-based vai um pouco além do veganismo. Poderia explicar para os nossos leitores quais as diferenças e quais as propostas deste conceito?

Plant Based: A dieta plant based ou baseada em plantas se refere à uma alimentação muito saudável, sem produtos industrializados por exemplo. O veganismo está relacionado à escolhas conscientes e livres do sofrimento animal, o que inclui alimentos, roupas, acessórios e produtos de higiene e beleza. Aqui no restaurante buscamos oferecer um cardápio comfort food, baseado em plantas e saudável.

Nosso Espaguete, preparado com cogumelos e molho cremoso de castanhas

VegNutri: Segundo a Oxford School, se o mundo inteiro adotasse uma dieta plant-based até 2050, nós reduziríamos 8 milhões de mortes por ano, devido à redução de infartos, diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Quais os benefícios você apontaria para a saúde e para a consciência com este tipo de alimentação?

Plant Based: Sendo muito breve, podemos dizer que os benefícios são múltiplos. Após adotarmos uma dieta vegetariana estrita percebemos uma melhora extraordinária na saúde, é impressionante a mudança percebida. Ter a consciência de que nossas escolhas não agridem os animais e o planeta é libertador. Hoje sabemos que somos parte de uma mudança urgente. Os animais coabitam este planeta conosco, não estão aqui para nos servir. E de outra parte nossa Terra não suporta mais tanta exploração. Sabemos que o veganismo é a chave para salvar a todos, inclusive nós.

VegNutri:  Quais são os protagonistas do menu oferecido?

Plant Based: São pratos que fazíamos em casa. O “Nosso Espaguete” é totalmente comfort food preparado com cogumelos e um molho cremoso de castanhas, além de vinho branco e outros temperinhos. E também temos uma versão vegana do carreteiro gaúcho, é o “Carreteiro Go Vegan” que leva além do arroz integral, grão de bico tostado, cogumelos e muitos vegetais bem condimentados.

VegNutri:  O Sul do Brasil é uma região, tradicionalmente, com um alto consumo de produtos de origem animal. Como tem sido a recepção das opções oferecidas pelo restaurante na serra gaúcha?

Plant Based: Por estarmos localizados em uma região turística, atendemos um público local e também de várias regiões do Brasil. Podemos afirmar que 80% do nosso público não é formado por veganos, o que indica que há uma curiosidade à respeito da alimentação baseada em plantas, e muitos se surpreendem positivamente.

Pratos plant based

VegNutri: Como vocês analisam uma possível tendência de maior conscientização a respeito do consumo de uma alimentação livre do sofrimento animal no Sul do país? É uma realidade ou ainda caminhamos com passos tímidos? A clientela é composta mais por turistas ou moradores da região ?

Plant Based: Percebemos um interesse muito crescente à respeito do assunto, mas a mudança aqui na nossa região ainda é lenta. Já na capital (Porto Alegre) o movimento vegano é bem significante com vários restaurantes, cursos e feiras. A questão cultural sem dúvida é uma barreira que teremos que atravessar para chegar a um nível de consciência maior. E , atualmente, a clientela é composta mais por turistas .

VegNutri: Mesmo sabendo que todo empreendimento tem as suas receitas secretas, vocês poderiam presentear os nossos leitores com a dica de um prato fácil e saboroso para ser feito em casa?

Plant Based: Claro que sim!

CARRETEIRO GO VEGAN
Carreteiro Go Vegan

Para cinco porções

Ingredientes:

– 350g grão de bico cozido
– 175g cogumelo cortado
– 150g couve-flor cortada
– 20 unid. tomatinhos
– 100g cenoura cortada em cubos pequenos
– 50g cebola roxa fatiada
– 40g couve cortada
– 900g arroz integral cozido

Temperos à gosto: páprica defumada, cúrcuma pó, salsinha, cebolinha, sal, pimenta, azeite de oliva.

Modo de preparo:

Aqueça bem uma frigideira grande e comece dourando o grão de bico. Acrescente a couve-flor, a cenoura e o cogumelo. Refogue rapidamente e junte os tomatinhos, a cebola e os temperos. Adicione o arroz e a couve. Salteie bem. Sirva acompanhado com molho de tomates.

Plant Based Gramado

Facebook: plant based gramado

Instagram: plant based gramado

Endereço: Rua João Carniel 808,  Carniel, Gramado , Rio Grande do Sul, Brasil

Telefone: (54) 99983-3264

Email: plantbasedgramado@gmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *